NOVOS MEDIA, NOVAS VIOLÊNCIAS: DA MISOGINIA ONLINE AOS CONTEXTOS DAS RESISTÊNCIAS

22 de Junho de 2018 | Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa

Seminário Internacional  organizado por : Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Objetivo:Promover o diálogo com vista ao intercâmbio de conhecimentos entre a investigação académica e profissional numa área crítica da violência de género (os media digitais).

Programa e inscrições

Defesa pública da Tese de Doutoramento-Maria Belém Ribeiro

No dia 2 de Maio a investigadora do CICANT Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro realizou a defesa pública da  Tese de Doutoramento intitulada “A Comunicação Publicitária – A relação das estratégias de mensagem com os referentes culturais. O caso da publicidade televisiva portuguesa e os seus referentes culturais” com a classificação de Sobresaliente cum laude (Universidade de Vigo),obtendo assim o grau de Doutora em Ciências da Comunicação.

MigratED

O projetoMigratED_migrações, direitos humanos e educação (2018-2020) – no original Migrations and human rights enhanced through technology in EDucation – pretende levar a cabo uma campanha de sensibilização para a diversidade cultural e a inclusão social. Este é um projecto europeu que envolve nove parceiros espalhados por cinco países. Em Portugal, a 4Change e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias são os promotores do projecto que envolverá professores, formadores e alunos, migrantes e refugiados, cidadãos e comunidades.

Temos assistido na Europa a uma vaga crescente de movimentos incitadores de violência e ataques morais contra os migrantes bem como a uma progressiva exclusão de minorias. Neste processo, as plataformas digitais são, muitas vezes, disseminadoras de informação falsa, podendo dar origem a atos violentos e crimes de ódio.

Com o objetivo de promover uma contra-narrativa que defenda a importância e o respeito pelos direitos humanos, o projeto MigratED foi lançado simultaneamente em Itália, Grécia, Portugal, Eslovénia e Chipre numa parceria com oito organizações europeias – um consórcio liderado pela ONG italiana GVC.

MigratED pretende envolver professores e formadores de escolas e instituições da região de Lisboa no esforço de consciencialização geral e interpessoal, aliando os media tradicionais aos digitais e tendo como ferramentas principais o “vídeo participativo” e o trabalho entre pares dos participantes mais jovens.

Support and Partners

Universidade Lusófona
ECATI
FCT
FNAC

Get in touch: