• Home
  • Notícias
  • Call for Papers – III Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”

Call for Papers – III Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”

Leria 24 a 26 de novembro de 2016

O III Simpósio Internacional Fusões no Cinema será co-organizada pelos Caminhos Film Festival e pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

Todas as propostas passarão por um processo de revisão por pares, realizado sob a forma de análise cega (blind-review), de modo a garantir a isenção e imparcialidade da avaliação. Os trabalhos submetidos e aceites para comunicação serão, posteriormente, publicados nas atas do simpósio em formato electrónico. Os melhores trabalhos serão publicados na Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual do Latec-UFRJ. Docentes, investigadores, oradores convidados, especialistas e artistas de diferentes áreas analisam, neste III Simpósio Internacional, as atuais práticas artísticas e educativas, os novos papéis dos diferentes agentes envolvidos na dinâmica criativa e operativa da arte, da educação e da cultura de hoje.

1. Comunicações/Temas

Os Caminhos Film Festival e a Universidade Aberta convidam-no a submeter propostas de comunicação, em português, inglês ou castelhano, que não excedam os 1500 carateres (incluindo espaços), nas seguintes linhas temáticas (que poderão ser alargadas a outras) do Simpósio:

Linha 1 – A Fusão das Artes no Cinema

As relações entre as diferentes artes e o cinema:

Literatura / Argumentismo;

Interpretação / Representação;

Música;

Fotografia;

Artes Plásticas.


Linha 2 – Cinema e Tecnologia

A evolução tecnológica e a forma como o Cinema chega ao Espectador:

Arquitetura;

A legendagem, dobragem e audiodescrição;

As Novas tecnologias, Internet e cinema;

Os suportes, formatos e os novos media;

Cinema e Jogos ou Cinema e Jogos Digitais.


Linha 3 – Cinema, Investigação e Educação

Cinema em diferentes ambientes pedagógicos (online e presenciais); Cinema e Investigação em Contexto Educativo; Práticas de Cinema na Escola; Cinema e Novas Tecnologias em Educação; Cinema e Redes Sociais em Contextos Formais e Informais de Aprendizagem; Produção de Objetos de Aprendizagem (OA) Audiovisuais com Fins Educativos e recorrendo à Linguagem Cinematográfica.

Linha 4 – Cinema e Televisão

Abordagens teóricas, sobre a produção audiovisual em geral, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão, enquadrando-a num contexto contemporâneo nacional e internacional;

A análise das relações entre realização e produção de conteúdos cinematográficos e televisivos;

Cinema e Televisão mundos paralelos ou interligados

2. Datas e Submissões

A submissão de propostas deverá ser realizada em caminhos.info/simposio – através do preenchimento do formulário disponível. Até dia 30 de outubro 2016