Formação de Professores GAMILearning

Documento Completo

GAMILearning – Média, Educação e Jogos Digitais
Formadores | Componentes do Programa

Conceição Costa

  • Média e Educação
  • Literacias Mediáticas
  • Gamificação/Game-based learning
  • Educação e Aprendizagem
  • Reflexão e Discussão Final

José Rogado

Segurança Digital


Carlos Santos

Gamificação/Game-based learning (O Sapo Campus enquanto exemplo de gamificação)


José Carlos Neves

Desenvolvimento e Criação de Videojogos


Duração da formação

36h de formação (4h por semana)

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em particular o seu Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), são a entidade coordenadora de um Projeto de investigação denominado GAMILearning (UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014) – Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional, que tem como parceiros a Universidade de Aveiro e a University of Texas at Austin.

O mesmo objetiva a promoção das dimensões crítica e participativa da literacia mediática, em jovens dos 9 aos 12 anos, através de experiências de aprendizagem colaborativa e da criação jogos digitais.

Neste projeto estão inseridas três escolas do ensino básico, cujos professores deverão adquirir, também, conhecimentos na área da produção de média, em particular de videojogos, enquanto ferramenta pedagógica e de promoção da literacia mediática em consonância, também, com o Referencial de Educação para os Media, lançado em 2014 pelo Ministério da Educação.

Support and Partners

Universidade Lusófona
ECATI
FCT
FNAC

Get in touch: