Novo Projecto aprovado pela FCT: GBL4DEAF – VIDEOJOGOS EDUCATIVOS ACESSÍVEIS A SURDOS

O CICANT teve aprovado o projeto GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos, no âmbito das candidaturas efetuadas em Maio de 2017 ao PO Lisboa. O projeto tem como IR Conceição Costa e como co-IR José Carlos Neves.
O projeto  GBL4deaf  tem por objetivo explorar o impacto dos videojogos educativos no ensino da matemática a crianças surdas do 3º ciclo do Ensino Básico, através do estudo experimental da sua eficiência enquanto ferramenta de apoio às aulas por comparação com outras abordagens de ensino. O GBL4deaf, visa acrescentar uma dimensão científica aos videojogos que a Casa Pia – CED Jacob Rodrigues Pereira e a Universidade de Humanidades e Tecnologias (ULHT) têm vindo a desenvolver desde 2015 e cujos primeiros resultados estão disponíveis em http://educacaoacessivel.ulusofona.pt/.
Educacaoacessivel.pt é um projeto coordenado por José Carlos Neves (equipa ULHT) e envolve os alunos do ano 2º e 3º anos da licenciatura em Videojogos.

O trabalho conjunto das equipas CED Jacob Rodrigues Pereira e ULHT no projeto Educacaoacessivel.pt são uma mais-valia para o projeto GBL4deaf, desde logo pela experiência acumulada no desenvolvimento de Serious Games para alunos surdos. O GBL4deaf contará ainda com a participação de diversos parceiros, como sejam escolas de referência para o ensino do surdo, representantes da comunidade surda e especialistas no ensino da matemática. O GBL4deaf conta ainda com o apoio da Fundação PT para uma disseminação alargada à sociedade em geral.

Support and Partners

Universidade Lusófona
ECATI
FCT
FNAC

Get in touch: