MigratED

O projetoMigratED_migrações, direitos humanos e educação (2018-2020) – no original Migrations and human rights enhanced through technology in EDucation – pretende levar a cabo uma campanha de sensibilização para a diversidade cultural e a inclusão social. Este é um projecto europeu que envolve nove parceiros espalhados por cinco países. Em Portugal, a 4Change e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias são os promotores do projecto que envolverá professores, formadores e alunos, migrantes e refugiados, cidadãos e comunidades.

Temos assistido na Europa a uma vaga crescente de movimentos incitadores de violência e ataques morais contra os migrantes bem como a uma progressiva exclusão de minorias. Neste processo, as plataformas digitais são, muitas vezes, disseminadoras de informação falsa, podendo dar origem a atos violentos e crimes de ódio.

Com o objetivo de promover uma contra-narrativa que defenda a importância e o respeito pelos direitos humanos, o projeto MigratED foi lançado simultaneamente em Itália, Grécia, Portugal, Eslovénia e Chipre numa parceria com oito organizações europeias – um consórcio liderado pela ONG italiana GVC.

MigratED pretende envolver professores e formadores de escolas e instituições da região de Lisboa no esforço de consciencialização geral e interpessoal, aliando os media tradicionais aos digitais e tendo como ferramentas principais o “vídeo participativo” e o trabalho entre pares dos participantes mais jovens.

Sabendo do desafio que professores e formadores enfrentam no uso de ferramentas digitais mas tendo também em conta o seu papel fundamental na verdadeira mudança de mentalidades, MigratED pretende facilitar o envolvimento através de meios digitais e a aproximação aos temas das migrações para apoiar um trabalho efetivo e profícuo com os seus alunos – jovens entre os 15 e os 20 anos de idade definidos como público alvo deste projeto.

Todos os participantes serão envolvidos na produção de materiais de sensibilização, em workshops e conferências, processo que culminará com a participação no Festival de Cinema Terra di Tutti, um evento anual em Bolonha que usa o filme e o vídeo como ferramentas para promover questões sociais e os direitos humanos.

Mais informações sobre o projeto.

O primeiro desafio que lançamos e para o qual pedimos a vossa contribuição, é o preenchimento de um questionário para afinação das prioridades e adequação das ferramentas às necessidades sentidas pelos educadores. Com os dados recolhidos, estaremos aptos para passar à fase seguinte do projecto e envolver os professores que queiram receber apoio do projecto para trabalhar com os seus alunos os temas da educação para a cidadania global.

Ref. 592168-EPP-1-2017-1-IT-EPPKA3-IPI-SOC-IN

Support and Partners

Universidade Lusófona
Universidade Lusófona do Porto
ECATI
FCAATI
FCT
FNAC

Get in touch:

Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Phone: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006