FCT Projectos em todos os Domínios





Foi publicado o Aviso de abertura para o Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017. O período de apresentação de candidaturas decorre até 17 de maio de 2017. O formulário de candidatura, bem como o guia de apoio ao preenchimento do formulário, serão disponibilizados até ao dia 13 de março de 2017.

Através deste concurso para projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em todos os domínios científicos, pretende-se apoiar ideias inovadoras que sejam relevantes e contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento na respetiva área científica.

Para mais informações carregue aqui.

[Call for Papers] XIV Conferência Internacional ICTEL

 

XIV Conferência International nas áreas de Leccionar, Educação e Aprendizagem

23 e 24 de Maio de 2017 em Lisboa

A XIV Conferência nas áreas do Ensinar, Educação e Aprendizagem irá decorrer nos dias 23 e 24 de Maio. As conferências internacionais académicas promovem  a partilha de conhecimento e o desenvolvimento da fraternidade académica internacional.
Data limite da Chamada de Trabalhos: 15 de Abril

Local : Centro de Congressos, Técnico (Universidade de Lisboa), Campus da Alameda, Lisboa, Portugal

Para mais informações carregue aqui.  

[Call for Papers] Congresso Internacional de Semiótica ’17

Congresso Internacional de Semiótica

23, 24 e 25 de Novembro de 2017 em Lisboa

O I Congresso Ibérico de Semiótica AIS – associado ao XVII Congresso Internacional da Associação Espanhola de Semiótica – AES – propõe uma reflexão sobre a tríade conceptual modas, modos e maneiras.
A moda foi objecto de uma especial atenção em importantes trabalhos semióticos, entre os quais se destacam os de Bogatyrev, Jakobson, Barthes, Greimas, Eco e Fabbri. A contribuição de Simmel para uma sociologia da moda deve ser assinalada tal como a de Yuri M. Lotman, que definia a moda como “metrónomo do desenvolvimento cultural”, quer dizer, do devir histórico de uma cultura.
A interdefinição dos termos modas, modos e maneiras, em cujo núcleo semântico se encontra a questão da morfologia, certifica a importância de uma reflexão sobre modos de existência semiótica. Desta forma pretende-se abarcar distintas manifestações semióticas: desde os modos, entendidos seja como limite ou fronteira, seja como permanência temporal (maneiras, costumes), até à moda no sentido de forma e de acontecimento.
Além disso, aceitam-se todas as propostas que convidem ao diálogo entre a semiótica e outras disciplinas que se ocupem de fenómenos ligados à moda, às formas de vida ou à história do presente.
Por último, um dos grandes desafios deste encontro será o de incluir um espaço dedicado a áreas e actividades relacionadas com a moda: trata-se do estabelecimento de pontos de contacto entre a dimensão científica e analítica da semiótica e a dimensão prática daqueles que se ocupam do presente e das suas tendências.
Chamada de Trabalhos I Congresso Ibérico de Semiótica – Modas. Modos. Maneiras | Está aberta a Chamada de Trabalhos para o Congresso Ibérico de Semiótica até dia 10 de Maio.
Mais informações aqui:
http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/congressosemiotica2017/
 

Immersive Video Storytelling na University of California Berkeley Graduate School of Journalism

O interesse pela Realidade Virtual (VR) está a crescer, com grandes marcas como YouTube e Facebook desenvolvendo plataformas para suportar vídeo 360º, o VR é cada vez mais acessível ao público em geral. A formação pretende dar ferramentas para expandir a presença digital imergindo a audiência num ambiente interativo.
Neste contexto, durante o mês de Janeiro de 2017, o Aluno de Doutoramento em Ciências da Comunicação e investigador Rafael Antunes esteve na universidade de Berkeley USA a desenvolver o seu trabalho no domínio da realidade virtual. Nas fotografias o Rafael em produção no museu de paleontologia da universidade.
O programa da formação durante o tempo de intercâmbio contemplava:
– Aprender os fundamentos do conteúdo imersivo e que tipo de conteúdo é melhor para visualização 360º.
– Compreender as diferentes ferramentas e software disponíveis para produzir conteúdo VR.
– Trabalho com uma gama de câmeras VR e aprender os elementos técnicos por trás do VR  (frame rate, movimento de câmara, técnicas de storytelling para 360º)
– Filmar vídeos VR, técnicas de stiching usando o Adobe Premiere & After Effects, o Mettle Skybox Plugin, o Autopano Vídeo Pró & Giga e o Injetor de Metadados do YouTube.
– Produzir e realizar um filme em 360º.
– A formação decorreu durante 5 dias com 10 h de aulas por dia
– Produção e realização de um filme em 360º na UC Berkeley Graduate School of Journalism.
– Produção e realização de um filme 360º em Portugal para enviar para UC Berkeley Graduate School of Journalism.

International Journal of Film and Media Arts – Call for Full Papers and Book reviews for vol. 2, no. 1

international-jounal_vol2

International Journal of Film and Media Arts – CFP open: Vol. 2, No. 1. Spatial storytelling: discussing the future of cinema

The call for full papers and book reviews for vol. 2, no. 1 (to be published June 2017) on spatial storytelling is open.

Visit: revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/announcement/view/59

Today, interactive user-oriented narrative is overtaking story structures traditionally linked to linear time based narrative. Unlike time-based media, which are often single-authored, and presented to its audience, digital space based narrative evolves through user motivated use of the media affordances in different contexts. The user, unlike the audience, co-creates the story while playing it, but also helps in reshaping the media.

Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona lança o International Journal of Film and Media Arts (Vol 1 Nº2)

international-jounal_vol2

Está agora online o segundo número do primeiro volume da revista online International Journal of Film and Media Arts (IJFMA), dedicada ao tema: Stereoscopic and Immersive Media.

revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/issue/view/670

A International Journal of Film and Media Arts é uma publicação semestral, em língua inglesa e portuguesa, promovida pelo Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) e pelo Departamento de Cinema e Artes do Media (DCAM) da ECATI/ULHT – Escola de Comunicação e Artes da Universidade Lusófona.

A IJFMA abre um novo espaço de reflexão sobre os temas da arte dos media e do cinema, nomeadamente da animação, televisão, videojogos e diversas artes dos media, bem como das suas expressões e materializações culturais e sociais, com especial atenção à produção lusófona.