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VIII Congresso Internacional CSO’2017 [Data Limite: 15 dezembro]

VIII Congresso Internacional CSO’2017 “Criadores Sobre outras Obras” 6 a 11 de abril de 2017, Lisboa, Portugal

Chamada de trabalhos: VIII Congresso CSO’2017 em Lisboa

  1. Desafio aos criadores e artistas nas diversas áreas

    Incentivam-se comunicações ao congresso sobre a obra de um artista ou criador. O autor do artigo deverá ser ele também um artista ou criador graduado, exprimindo-se numa das línguas ibéricas.
    • Tema geral / Temática: Os artistas conhecem, admiram e comentam a obra de outros artistas – seus colegas de trabalho, próximos ou distantes. Existem entre eles afinidades que se desejam dar a ver;

    • Foco / Enfoque: O congresso centra-se na abordagem que o artista faz à produção de um outro criador, seu colega de profissão. Esta abordagem é enquadrada na forma de comunicação ao congresso. Encorajam-se as referências menos conhecidas ou as leituras menos ‘óbvias.’ É desejável a delimitação: aspetos específicos conceptuais ou técnicos, restrição a alguma (s) da(s) obra(s) dentro do vasto corpus de um artista ou criador. Não se pretendem panoramas globais ou meramente biográficos / historiográficos sobre a obra de um autor.

  2. Línguas de trabalho

    • Oral: -Português; -Castelhano;

    • Escrito: – Português; – Castelhano; – Galego; – Catalão

  3. Datas importantes

    • Data limite de envio de resumos: 15 de dezembro 2016;

    • Notificação de pré-aceitação ou recusa do resumo: 22 de dezembro 2016;

    • Data limite de envio da comunicação completa: 20 de janeiro 2017;

    • Notificação de conformidade ou recusa: 30 de janeiro 2017;

    As comunicações mais categorizadas pela Comissão Científica são publicadas em periódicos académicos como as Revistas “Estúdio”, “Gama”, e “Croma”, lançadas em simultâneo com o Congresso CSO’2017. Todas as comunicações são publicadas nas Atas online do VIII Congresso (dotada de ISBN).
  4. Condições para publicação

    • Os autores dos artigos são artistas ou criadores graduados, no máximo de dois por artigo;

    • O autor do artigo debruça-se sobre outra obra diferente da própria;

    • Incentivam-se artigos que tomam como objeto um criador oriundo de país de idioma português ou espanhol;

    • Incentiva-se a revelação de autores menos conhecidos, mas de qualidade;

    • Uma vez aceite o resumo provisório (fase 1), o artigo só será aceite definitivamente se seguir o manual de estilo (meta artigo) e tiver o parecer favorável da Comissão Científica (fase 2);

    • Cada participante pode submeter até dois artigos.

  5. Submissões

    • Primeira fase – RESUMOS: envio de resumos provisórios. Cada comunicação é apresentada através de um resumo de uma ou duas páginas (máx. 2.000 carateres) que inclua uma ou duas ilustrações.


    • Segunda fase – TEXTO FINAL: envio de artigos após aprovação do resumo provisório

    Cada comunicação final tem 9.000 a 11.000 caracteres, contados sem espaços, e sem contar os caracteres do título, resumo, palavras chave, referências, legendas. O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, está disponível no meta-artigo auto exemplificativo, disponível no separador “procedimentos de selecção” do sítio web.
  6. Apreciação por ‘double blind review’ ou ‘arbitragem cega.’

    Cada artigo recebido pelo secretariado é reenviado, sem referência ao autor, a dois, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes – isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor (double-blind). No procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e a dos revisores científicos. Critérios de arbitragem:

    • Dentro do tema proposto para o Congresso, “Criadores Sobre outras Obras,” versar preferencialmente sobre autores com origem nos países do arco de línguas de expressão ibérica ou autores menos conhecidos;

    • Interesse, relevância e originalidade do texto;

    • Adequação linguística;

    • Correta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.

    Só são aceites comunicações de artistas ou criadores com graduação académica na área.
  7. Custos

    O valor da inscrição irá cobrir os custos de publicação das revistas, dos materiais de apoio distribuídos, meios de disseminação web, bem como os snacks/cafés de intervalo, e outros custos de organização. Despesas de almoços, jantares e dormidas não incluídas. A participação pressupõe uma comparticipação de cada congressista ou autor nos custos associados. Taxa reduzida: estudantes dos cursos de mestrado e doutoramento da FBAUL e professores da FBAUL.

    • Como conferencista com UMA comunicação: 240 euro (se liquidado cedo), ou 360 euro (se liquidado tarde);


    • Como conferencista com DUAS comunicações: 480 euro (se liquidado cedo), 720 euro (se liquidado tarde).

Conferencistas aprovados, inscrição cedo: até 16 fevereiro 2017 Conferencistas, aprovados, inscrição tarde: até 23 fevereiro 2017 No material de apoio incluem-se exemplares das revistas Estúdio, Gama e Croma, além da produção on line das Atas do Congresso. Contatos: | CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes | FBAUL: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | Largo da Academia Nacional de Belas-Artes | 1249-058 Lisboa | Portugal | congressocso@gmail.com | cso.fba.ul.pt