Carla Alexandra Oliveira Rodrigues Cardoso

Carla Rodrigues Cardoso é doutorada em Ciências da Comunicação – Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo –, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Professora da Universidade Lusófona desde 1997, é a diretora do Curso de Comunicação e Jornalismo, que integra o Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI). Na Lusófona, edita o Medialogias, o jornal do DCC, e é a responsável pelo ciclo anual de conferências Comunicação e Jornalismo (10ª edição em 2018).

Analisa o tema newsmagazine desde 2000, setor da imprensa sobre o qual escreveu mais de uma dezena de artigos científicos. Em janeiro de 2018 realizou um Erasmus+ Staff Mobility for Training no London College of Communication (University of Arts London), tendo agendado para janeiro de 2019 um outro, desta vez na School of Journalism, Media and Culture (Cardiff University), com o objetivo de implementar os Estudos de Revista em Portugal.

Em julho de 2018 foi a única investigadora portuguesa selecionada para a conferência internacional “Mapping the Magazine”, acolhida pelo Columbia College Chicago, nos Estados Unidos. Dessa participação resultou o convite para organizar na Universidade Lusófona a 6ª edição desta conferência, em 2020, que se encontra a ser preparada.

É investigadora do CICANT, membro da ECREA e da SOPCOM. Integra a equipa de investigadores do Projeto FCT “Para uma história do jornalismo em Portugal” (PTDC/CCI-JOR/21844/2017).

Degree

2015: Doutoramento. PhD. Ciências da Comunicação.
FCSH – Universidade Nova de Lisboa
2006: Mestrado. Master’s degree. Ciências da Comunicação.
FCSH – Universidade Nova de Lisboa
1995: Licenciatura. Licentiate degree. Ciências da Comunicação.
FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

Support and Partners

Universidade Lusófona
ECATI
FCT
FNAC

Get in touch: