José Manuel de Figueiredo Gomes Pinto

Publications / year


2019

Books

2019 – Luís Cláudio Ribeiro & José Gomes Pinto, Fundamento e Imersão: Ensaios sobre a Técnica, Lisboa, Orfeu Negro (Forthcoming)

­­2019 – José Gomes Pinto, A noite e o fogo: aproximações a Guy Debord. Lisboa: Nova Vega (Forthcoming).

Book Chapters

2019 – José Gomes Pinto, «Regimes of Communication: emergent processes, historical approaches». In Mats Bergman, Kestas Kirtiklis and Johan Siebers (Org.), Models of Communication: Philosophical and Theoretical Approaches. Routledge Studies in European Communication Research and Education series, London, 2017 (accepted on August 04, 2016).

Others

PhD and Post-Doc supervisions
Ongoing:

António José de Jesus Martins Alves, O retrato e os novos media: problemáticas da identidade na contemporaneidade. PhD in Media Arts, ULHT/ULP.

Manuel Fernando da Costa e Silva, O Cinema de aventura e narração clandestina – particularidades narrativas na formulação estética do cinema português. PhD in Media Arts, ULHT/ULP.

Isolino Alves de Sousa , Televisão e a ficção televisiva em portugal (1974-1992) – a produção de ficção televisiva em portugal em democracia e antes da liberalização da atividade televisiva. PhD in Media Arts, ULHT/ULP.

Rui Sérgio de Sousa Cândido Lourosa, Catarse coletiva ou a comunidade em pira – o enterro do rico irmão na aldeia do touro. PhD in Media Arts, ULHT/ULP.

Catarina Valente, Entre o ecrã e a parede. um modelo de curadoria digital para a arte pública mural. PhD in Media Arts, ULHT/ULP.

João Nepomuceno Bacelar Salazar Trindade, Skintower o ecrã no corpo. PhD in Media Arts, ULHT/ULP.

back to top

2018

Conferences | International

2018 – Archive: the contingency of the absolute. Paris, Fondation Maison des sciences de l’homme, Collège d’études mondiales, 19 December 19. Theme: La volonté des archives”.

2018 The art of linking: footnote as medium as theory. ECREA, Lugano, Switzerland, October 31- November 4.

2018 − «Arte, participação, acção». VIII Colóquio Internacional ECATI/MCB: Tema: Arte e Media, Janeiro.

Conferences | National

2018 − «Retórica das sublevações: o caso da Internacional Situacionista». Jornadas do Grupo de Trabalho de Retórica, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, SOPCOM, Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa, 30 de Maio: Tema: Sejam realistas, peçam o impossível (Soyez réalistes, demandez l’impossible): A retórica dos levantamentos e da sua (im)possibilidade.

2018 − «Como pensar a negatividade». I Colóquio Universidade Lusófona do Porto/ Teatro Municipal Rivoli. Tema: «do Estranho».

Others

Research Projects:

2018 – Co-PI of the research project Aural Experience, Territory and Community (2018-2021), supported by Portuguese Government (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) – PTDC/COM-CSS/29096/2017

2018-2011 – Co-PI the research project The Technique and the Media as a Problem: from representation to thought, suported by CIC.Digital:CICANT.

PhD and Post-Doc supervisions
Finished

2018 – António Aurélio da Silva Engling Cardoso, _O espectador sobre-estimulado. A recepção da arte fotográfica contemporânea. Universidade de Évora, Douoramento em Artes Visuais. Especialidade: Arte, Ciências e Tecnologias. Nota: Aprovado com distinção.

back to top

2017

Journals with Referee | International

2017 − «Common sense and technics: towards a technical literacy». Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, vol. 4, n. 2, 2017, pp. 255 – 264

Book Chapters

2017 – «Artifice as an Aesthetic Force: A Tribute to Friedrich Kittler». In Maria Teresa Cruz (ed.), Media Theory and Cultural Technologies: In Memoriam of Friedrich Kittler. Cambridge Scholars Publishing, pp. 74-88.

Conferences | National

2017 – retórica sopcom

Others

PhD and Post-Doc supervisions
Finished

2017 −Ivan Marino, La proporción de la deformación. El concepto de «negatividad» en las obras y los textos del cine. Universidade lusófona de humanidades e tecnologias, escola de comunicação artes e tecnologias da informação, doutoramento em ciências da comunicação. Nota: Muito Bom com distinção e Louvor por Unanimidade. Orientação.

back to top

2016

Books

Flores, Victor. (2016). ‘Apagamentos da “Estrutura Material da Tecnologia”: a Estereoscopia Portuguesa e a Necessidade do Estudo Arqueológico, in Cruz, Maria Teresa; Babo, Maria Augusta; Pinto, José Gomes (org.), Tecnologias Culturais e Artes dos Media, Lisboa: CECL/Unyleya, Ebook, Colecção Cultura, Media e Artes nº4.

2016 – José Gomes Pinto et alii (eds)., Post-Screen – Intermittence+Interference. Lisboa. Edições Universitárias Lusófona/Faculdade de Belas Artes-Universidade de Lisboa/Centro de investigação e Estudos em Belas Artes, 2016, 219 pp., ISBN: 978-089-8771-56-8.

2016 – José Gomes Pinto & Rui Matoso (Org.), Art and Photography in Media Environments. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2016, 179 pp., ISBN: 978-989-757-044-5.

2016 – José Gomes Pinto (Maria Augusta Babo, Maria Teresa Cruz), Tecnologias Culturais e Artes dos Media. Lisboa: UniLeya, 2016.

Book Chapters

Flores, Victor. (2016). ‘Apagamentos da “Estrutura Material da Tecnologia”: a Estereoscopia Portuguesa e a Necessidade do Estudo Arqueológico, in Cruz, Maria Teresa; Babo, Maria Augusta; Pinto, José Gomes (org.), Tecnologias Culturais e Artes dos Media, Lisboa: CECL/Unyleya, Ebook, Colecção Cultura, Media e Artes nº4.;

2016 – José Gomes Pinto (com Rui Lança), «Terrorismo e mediatização – Reflexões Artísticas». In Maria Teresa Cruz, Maria Augusta Babo, José Gomes Pinto, Tecnologias Culturais e artes dos media. Lisboa: Unileya, 2016, pp. 157-173.

2016 – José Gomes Pinto (com José Carlos Neves) «aMáquina – Pela Tangibilidade do Interface na obra de arte interactiva».  In Maria Teresa Cruz, Maria Augusta Babo, José Gomes Pinto, Tecnologias Culturais e artes dos media. Lisboa: Unileya, 2016, pp. 435-454.

2016 – José Gomes Pinto (com Sara Orsi e Luísa Ribas), «From the Archive to the New». Proceedings of the 4th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X. 7-8 July 2016, Bergamo, Italy .

Conferences | International

2016- «Pertenecer a la misma familia: técnica de la creatividad, creatividad mediante la técnica». I Coloquio Internacional Sobre Creatividad Literaria, Universidad de Sevilla, Grupo de Investigación Literaria y Creatividad. 28 de noviembre de 2016, Facultad de Comunicación, Universidad de Sevilla.

2016 – «Digital Contagion(S)». Conversation with Jussi Parikka (Southampton University, UK,). Post-Screen Festival, Intermittence + Interference, November 16, Lusofona University-Lisbon University, 2016.

2016 − José Gomes Pinto, «Hume, Common Sense and Technics», RICOS – Reconsidering Common Sense, Center of Philosophy of Science of the University of Lisbon, October 29, 2016.

2016 − José Gomes Pinto (wiith Sara Orsi, Luisa Ribas), «From the Archive to the New». 4th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X. 7-8 July 2016, Bergamo, Italy.

2016 − «Enlightening Present, Past and Future: Revisiting Scepticism». 6th European Communication Conference to be held in Prague, Czech Republic, 9–12 November 2016.

2016 – José Gomes Pinto (com Marta Jecu), «Open Monument», lecture at International conference IV: The Art of the Socialist Period between Contempt, Fetishism and Transition, Natural Historical Museum, Tirana, Albania, 29–30 April 2016.

2016 – «La material invisible de los medios: técnica y estética». VII Ciclo de conferencias de profesores invitados del Máster (Inter)Univesitario en Estudios Avanzados en Filosofía, Salamanca, Universidade de Salamanca, 7-11 de marzo de 2016, 10 de marzo.

Others

PhD and Post-Doc supervisions
Finished

2016 − José Carlos Neves, «Amachina: a dimensão paradoxal do interface na obra de arte interativa»». Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Escola de Comunicação Artes e Tecnologias da Informação, Doutoramento em Ciências da Comunicação. Nota: Muito Bom com Distinção e Louvor por Unanimidade.

back to top

2015

Book Chapters

2015 − José Gomes Pinto, «’Fazer do mundo uma experiência’. Uma Retórica da Técnica». Em Paulo Serra (Org.), Retórica e Política. Covilhã: Labcom Books, 2015, pp. 37-56. 978-989-654-197-2.

2015 − «Da estética e dos seus problemas». Pedro Sargento, Forma, Matéria e Presença. Uma leitura conceptual da estética e da história da artes entre os séculos XIX e XX. Lisboa: Chiado Editora, 2015, pp. 383-392

2015 − José Gomes Pinto, «Arte e acção política em Carl Einstein». Em Roberto Conduru, A África de Carl Einstein. Editora da Universidade do Rio de Janeiro, 2015, pp. 203-229.

Conferences | International

2015 − «Rhetoric of Technology: communication as compensation». International Workshop on Models of Communication: Theoretical and Philosophical Approaches. Vilnius, University of Vilnius, 8-10 October, European Communication Research and Education Association, Philosophy of Communication Section.

2015 − «Constituents elements for a Rhetoric of Technology». International Seminar on Art, Technology and Contemporary Culture. Sevilla, April 29. Sevilla University.

Conferences | National

2015 − «Cooperation and Communication: Two rhetoric’s». IX International Conference of the Portuguese Society of Communication, 12-14, November, Coimbra.

2015 − «Theoria tou kosmou: A paisagem como regime simbólico». I International Conference on Visual Culture: The Sharing of the Visible. Politics of the Gaze. Coimbra University, November 11.

2015 − «Enterrar-me a mim mesmo num retiro filosófico… Sobre o falar franco». Jornadas do Grupo de Trabalho de Retórica, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, SOPCOM, Parrhêsía e Iteração. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 21 de Dezembro.

Others

back to top

2014

Journals with Referee | International

2014 − «Arte y acción política: el intempestivo Carl Einstein». Azafea, revista de Filosofía, 15, Julho 2014, pp. 120-135.

Journals With Referee | National

2014 − José Gomes Pinto & Carlos Pimenta, «O arquivo e a sobrevivência do discurso: notas sobre o conceito de “museologia”». Revista Lusófona de Estudos Culturais − Lusophone Journal of Cultural Studies, Vol. 2, n.2, pp. 203-215, 2014, ISSN 2183-0886

2014 − «Arte e mobilização política: uma aproximação a Carl Einstein». Revista de Comunicação e Linguagens, , nº 45.

Book Chapters

2014 − José Gomes Pinto, «Infoxicación: mengua y exceso en la sociedad de información». Em Rosalba Mancinas-Chávez & Antonia Isabel Nogales Bocio, Libro de Actas: Primer Congreso Internacional “Infoxicación: Mercado de la Información y Psique”. Sevilla: Ladecom, 2014, pp. 184-197.

Conferences | International

2014 − «Cooperation and Communication. The View from Where?». 5th European Communication Conference-ECREA2014: Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations. Philosophy of Communication Section. 12 to 14 November 2014. Accepted May 3th.

2014 − José Gomes Pinto (with Marta Jecu), «African art». Lecture at Africa and the African Diaspora’, St. Louis Art Museum, Missouri, St.. Louis, 3 -5 April, organized by the Midwest Art History Society.

2014 − «Hacer del mundo una experiencia. Imagen, sonido, información». Ciclo International Nuevos usos y patologías de la imagen contemporánea. Centro Gallego de Arte Contemporáneo, 21-23 de mayo, 21 de Maio.

2014 − «Uma retórica da técnica». Jornadas Retórica e Política. Universidade da Beira Interior, 30 de Maio, 2014.

Others

Research Projects:

2014 (2011) – Team member of “Lisbon Sound Map”, Suportd  by Portuguese Government  (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), PTDC/CCI-CIN/120971/2010. PI: Luís Cláudio Ribeiro.

2014 (2012) − Integração e participação como investigador na Plataforma de debate, Península. Procesos coloniales y prácticas artísticas y curatoriales, Museu Nacional/Centro de Arte Reina Sofía, Espanha, Madrid. Sub-grupo de investigação Indústrias culturales y sujetos coloniales.

back to top

2013

Conferences | International

  • Neves, J. C. & Pinto, J.G. (2013). Pela tangibilidade do interface na obra de arte interactiva. In Conferência “Tecnologias culturais e artes dos media”, Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, 28 de novembro de 2013.

Conferences | National

  • Neves, J. C. & Pinto, J.G. (2013). Pela tangibilidade do interface na obra de arte interactiva. In Conferência “Tecnologias culturais e artes dos media”, Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, 28 de novembro de 2013.

back to top

2011

Book Chapters

  • Cruz & Pinto (Org.) (2011). As Artes Tecnológicas e a Rede em Portugal, Lisboa, Vega.

Others

PhD and Post-Doc supervisions
Finished

2011 − Marta Maria Jecu, «The Catalytic Space». Freie Universitaet Berlin, Interdisziplinaeres Promotionskolleg Interart Studies (Supervisors: Renate Schlesier, Christoph Wulf). February 2011. Nota: Magna Cum Laude. Co-Supervisor

back to top

Support and Partners

Universidade Lusófona
Universidade Lusófona do Porto
ECATI
FCAATI
FCT
FNAC

Institutional Membership

ECREA
CILECT
SOPCOM
ELIA

Get in touch:

Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Phone: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006