MediaCult-PT

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Projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CCI/70893/2006)

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O projecto de investigação Mediacult-pt teve como objectivo central compreender e investigar a forma como a apropriação de ferramentas de comunicação mediadas por computador permitem potenciar o volume de capital social partilhado dentro de uma comunidade, permitindo novas e originais formas de inter-relação, aumentando o sentido de pertença à comunidade e o envolvimento activo e participativo dos seus membros em actividades internas. No sentido de alcançar o objectivo descrito, o projecto introduz três comunidades de análise, investigando as expectativas e usos que as mesmas fazem de ferramentas de comunicação on-line.

O desenho de investigação desenvolvido para o projecto perspectivou a análise do sentido de pertença à comunidade e do volume de capital social patenteado pela mesma, antes e após a introdução de uma ferramenta on-line construída com e para a comunidade, atendendo às suas necessidades e objectivos específicos, permitindo realizar uma comparação dos níveis de pertença de pertença à comunidade e do capital social partilhado pela mesma antes e depois do uso da ferramenta on-line.

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A Representação Discursiva da Mulher

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A Representação Discursiva da Mulher em Revistas Femininas foi um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia


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O projeto de investigação tinha por objetivo geral compreender a construção/negociação de género nas revistas masculinas e femininas e, nessa medida, identificar e caracterizar as subjectividades masculinas e femininas accionadas pelas diferentes publicações.

Modelação de Utilizadores e Audiências

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Modelação de Utilizadores e audiências: a televisão e os novos media

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O estudo das audiências constitui um dos principais objectos de análise das Ciências da Comunicação. As audiências são um objecto complexo e fugidio, um tema recorrente de discussão que parece fugir a cada nova definição à medida que os media se transformam e os sujeitos mudam as suas formas de estar perante o meio e de usar o meio. De entre as principais temáticas associadas à discussão em torno dos problemas das audiências, uma das que mais recorrentemente surge associada à discussão sobre a própria evolução da tecnologia, é a da fragmentação das audiências.

O projecto “Modelação de Utilizadores e audiências: a televisão e os novos media (MAU-TVMEDIA)” tinha como duplo objectivo, em primeiro lugar, a realização de um estudo descritivo que permitisse verificar a existência de tal processo de fragmentação junto de um grupo restrito (população Portuguesa entre os 9 e os 14 anos), nomeadamente através da passagem do modelo tradicional de comunicação dos meios de massa, passando-se de um modelo um meio/uma mensagem/vários receptores, para um modelo um meio/várias mensagens/vários receptores; e em segundo lugar, a construção, a partir dos dados inicialmente recolhidos, de um modelo original de organização destes públicos, não já com base nos conceitos tradicionais de segmentação, mas sim com base numa estrutura de clusters que identificasse para o media Internet comunidades distintas de utilizadores de acordo com dimensões distintas de posicionamento do utilizador face ao media. Este duplo objectivo articulava-se com a hipótese central de trabalho, a saber, a de que o estudo e compreensão das audiências em novos media tem de ser realizado recorrendo a novas metodologias distintas dos tradicionais processos de medição focados no volume de exposição ao media.

A hipótese central de trabalho era: “O uso individual e colectivo dos novos media implica padrões de uso e consumo distintos dos media tradicionais, nomeadamente na medida em que esse uso e consumo é feito de acordo com um novo padrão derivado da própria base do media, que apelidamos de cross-media. A variação em tal padrão de uso possibilita a segmentação do conjunto desses utilizadores de acordo com variáveis de modelação baseadas em clusters, originais e distintas das utilizadas para os media tradicionais.” O nosso trabalho desenvolveu-se assim ao longo de dois caminhos paralelos, um primeiro, onde se tentou definir a natureza e formas da relação que se estabelece entre os utilizadores e estes media, nomeadamente quando temos como contraponto um media tradicional como a televisão.

A segunda direcção central de investigação, referiu-se à avaliação do potencial destes media para, nomeadamente através da plataforma Internet, promoverem formas originais de uso e consumo de informação. O projecto MAU-TVMEDIA envolveu a produção efectiva de diferentes protótipos representativos do tipo de discurso característico de cada um dos media em análise, que foram posteriormente utilizados como instrumento de teste junto das populações alvo. As transformações na natureza das audiências, enquanto grupos ou indivíduos expostos a uma mensagem comunicacional, são geralmente apontadas como uma das principais consequências do advento do conjunto de novos media que designamos genericamente como Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s). A hipótese central do nosso trabalho lidava com a forma como os perfis de consumo modelam grupos segmentados de audiências que não podem ser comparáveis àqueles que encontramos no s media tradicionais. O projecto MAU-TVMEDIA constitui-se assim como um espaço único de discussão e compreensão do que são hoje as audiências face a um espaço mediático em permanente transformação.

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Arte Pública nas Relações Culturais Luso-Brasileiras

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O objectivo deste projecto é pensar o lugar da arte pública no aparato da cultura destes dois países, problematizando e caracterizando o seu posicionamento face aos contactos culturais desenvolvidos.

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O objectivo deste projecto é pensar o lugar da arte pública no aparato da cultura destes dois países, problematizando e caracterizando o seu posicionamento face aos contactos culturais desenvolvidos. Procura-se entender qual é, em cada momento, a permeabilidade da arte pública para com os aparatos culturais que pretendem forjar a imagem de cada país e se os contactos culturais, por via da arte pública, são decorrentes ou incorporadores das várias concepções de modernidade, ou se apenas se ligam às conveniências do poder. Neste projecto, é adoptada uma acepção ampla do termo arte pública (Finkelpearl 2000; Remesar 1999) e a investigação seguirá uma metodologia comparativa, centrada na arte pública decorrente dos contactos entre ambos os países, que se sistematizará segundo as categorias de influências, reciprocidades e resistência.

Durante o Estado Novo Português a arte pública foi usada como forma de pontuar diversos espaços públicos do continente, das então colónias africanas ou dos países com ligação à história de Portugal, como o Brasil. Em especial, eram os monumentos, inscritos em eventos comemorativos, que ilustravam um determinado passado histórico e cultural nacional. Num período de contextos político-ideológicos semelhantes (Costa 2010), Portugal e Brasil trocaram entre si alguns elementos de arte pública, renovando e intensificando as suas relações culturais.

Um acordo cultural luso-brasileiro, assinado por António Ferro e Lorival Fontes em 1941, no decorrer dos Estados Novos português e brasileiro, previa numa das suas alíneas o intercâmbio de escultores, arquitectos e pintores dos dois países, bem como a troca e oferta de obras artísticas. Embora haja estudos realizados sobre os relacionamentos culturais entre Portugal e Brasil estabelecidos pela produção literária e pela imprensa de propaganda, não se sabe até que ponto estas iniciativas, e outras que se seguiram, terão impactado nas intervenções artísticas dirigidas ao espaço público. Em termos de arte pública, há mais contactos do que os que são vulgarmente conhecidos: durante a década de 1940, por exemplo, alguns bustos ofertados pelo Brasil foram instalados nos espaços públicos de Lisboa.

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Adopt-dtv

The project proposal’s main goal was to understand what are the most relevant barriers to digital TV adoption by Portuguese citizens in the switchover context.

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The project “ADOPT_DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover” (PTDC/CCI-COM/102576/2008), had as main objective to understand which are the most significant factors to the adoption of digital TV by the Portuguese population, as well as to propose to the main stakeholders in this process in Portugal, a series of practical recommendations, in order to effectively contribute to a more inclusive digital television, to the promotion of a more efficient communication, to the qualitative improvement of digital TV content and user friendliness.

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A influência da publicidade nas Crianças

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As crianças são um público muito vulnerável às estratégias comerciais de marketing e em especial à publicidade, tanto mais quanto menor for a sua idade. Existem países no Norte da Europa que proibiram a publicidade dirigida a crianças, para preservar as crianças da sua influência. Esta medida não tem um acordo consensual da comunidade científica.

Para melhor compreender esta realidade, este projeto desenvolveu uma investigação sobre a influência que a publicidade tem nas crianças e qual o papel que a literacia sobre a publicidade tem nesta influência.

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Audiovisual Strategic Business Planning

ASBP is geared to audiovisual sector entrepreneurs who wish to develop digital strategies and build ´investor ready´ business plans that are innovative, competitive and have value.

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ASBP is a project-based initiative offering audiovisual sector entrepreneurs and senior company management strategic advice and business planning support that addresses the challenges and opportunities of a digital driven audiovisual sector.

The course is made up of plenary sessions, group tutorials and individual meetings with experts, and kicks off with a 5-day residential period, followed by online consultancy over a 6 month period and concluding with presentations investors.

The programme will focus on key areas:

  • Strategic and Business Planning
  • Company Growth and Expansion
  • New Markets
  • Changes in Audience and Consumer Behaviour
  • Future Distribution Models
  • Financial Planning
  • Assessing Competition
  • Benchmarking
  • Formulating Investor Offers including the on Investment Analysis
  • Leadership, Communication and Presentation Skills

Project Leonardo

projectleonardo

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The Department Film, Video and Multimedia takes part as a Partner in the project led by SZFE. Universidade Lusófona shall contribute to the innovation at SZFE, namely to the development of its methodology and structure of scriptwriting and visual effect. Both partners shall endeavour to reveal all further collaboration opportunities in the course of the consultations.

Biomecânica Equina

Spring School

Equine Biomechanics research is supported by Portuguese Foundation for Science and Technology through the project, “Equine biomechanics: kinematic and dynamometric analysis of the normal equine locomotion and comparison of the effect of different conformations and orthopaedic treatments.”

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This project is the first approach in Portugal to this area. The Principal Investigator is João Abrantes, Professor of Biomechanics. It’s is first work on the area of Veterinary despite his experience on biomechanics applied methodologies. J. Abrantes is affiliated to MovLab/CICANT. The veterinary knowledge will be provided by Manuel Pequito and Maria Gaivão, Veterinary Masters and they are affiliated to the Faculty of Veterinary Medicine of Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias and CICV. As soon as possible the project will rely on the contribution of internships, with a master degree, in order to support the applied methodologies on the relation horses / data acquisition of pressure plates and 2D kinematic and the development of 3D kinematic models developed based on Vicon system following by study of applied inverse dynamic.

The biomechanical assessments can be helpful to objectively assess a horse’s potential aptitudes, identify the areas that need focusing in the study of different treatments of specific orthopaedic pathologies and in the training of both horse and rider. This is where we pretend to focus and will have a great economical impact in the global horse industry.

Some baseline elements to studied using biomechanical models related the horse conformation with balance, symmetry, efficiency, power and coordination. The factors that can be analyzed are: the symmetry of gait and inter-limb coordination; the center of gravity position, its displacement and velocity; the stride length, its frequency and speed; the joint angles associated to joint stability; the power generation in the joints, the angular momentum on the ground, the rider posture and the rider influence.

Using the data obtained through the biomechanical analysis it is now possible of developing studies about the motor pattern behavior and its components, such as the coefficient of variation of data kinematics (linear and angular, displacements, velocities and accelerations), data kinetics (ground reaction forces) and data dynamics (joints moments, joint power) of the performance.

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Doc Nomads

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The DOC NOMADS European Master Courseis a 2-year-long (120 ECTS) documentary film making course taught in English and delivered by three European Universities: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias of Lisbon, Hogeschool Sint-Lukas of Brussels and the consortium leader University of Theatre and Film of Budapest.


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The DOC NOMADS European Master Courseis a 2-year-long (120 ECTS) documentary film making course taught in English and delivered by three European Universities: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias of Lisbon, Hogeschool Sint-Lukas of Brussels and the consortium leader University of Theatre and Film of Budapest.

The Consortium enjoys the backing of 17 associated members: national and European TV and production companies, professional associations, documentary umbrella organizations, European, African, Far-Eastern, Russian, North- and South-American Universities are there to improve the quality of the DOC NOMADS EMMC. DOC NOMADS aims at developing students’ basic skills in technics, fieldwork and writing, as well as their creative filmmaking and managing skills in an international production environment within the framework of a truly integrated training that marry traditional European art education and modern studies based on the film, media and new media industry’s requirements.

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