Nuno Manuel Coelho de Goulart Brandão

Degree

2005: Doutoramento. PhD. Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação. Tese – “Os Telejornais da Televisão Generalista Portuguesa – importantes encontros quotidianos com a actualidade e para a construção social da realidade”. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL). Lisboa, Portugal.

2002: Mestrado. Master’s Degree. Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Tese: “A Televisão Generalista e a Abertura dos Telejornais”. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL). Lisboa, Portugal.

1991: Licenciatura. Licentiate Degree. Relações Públicas e Publicidade. Instituto Superior de Novas Profissões (INP). Lisboa, Portugal.

Links

Nuno Manuel Coelho de Goulart Brandão nasceu em Almada, a 24 de Abril de 1966.

A partir de 1986 e até finais de 2004 exerceu diversas categorias e funções profissionais na RTP – Radiotelevisão Portuguesa.

De 1986 a 1991 desempenhou as funções de Assistente de Produção e Realização, bem como de Produtor Executivo em diversas áreas da programação televisiva.

De 1991 a 1999 foi Chefe de Serviço de Promoção e Imagem Externa da Empresa, com a responsabilidade da definição e coordenação das campanhas de Publicidade Institucional e de produtos, actividades de Marketing e Relações Externas de enquadramento comunitário e de relações com os media, integradas na Direcção de Relações externas da RTP.

De 2000 a 2001 foi Chefe de Serviço dos Programas Musicais, Culturais e Talk Shows da RTP2.

De 2001 a 2004 foi Assessor da Direcção de Relações Institucionais, para as áreas da Gestão da Comunicação Empresarial e Marketing; Assessor da Administração para as áreas de Comunicação Institucional; criação de novos circuitos internos de avaliação, acompanhamento e inovação de projectos de âmbito nacional, no apoio ao Cinema, Documentários e Curta Metragens; e assessor da Direcção de Programas da RTP1, para as áreas Institucionais, de acompanhamento das produções internas e externas e para os programas de Documentários.

Foi também membro de Coordenação Geral da Comissão Instaladora do Canal «A Dois», na concretização do seu Quadro Legal e de Grelha de Programação e Instituição de Parcerias com a Sociedade Civil.

E, ainda, de 2002 a 2004, acumulou às funções já referidas, a de Coordenador Geral da Comissão Global do «Projecto Fénix», de reestruturação dos Operadores de Serviço Público de Media em Portugal, da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) e Radiodifusão Portuguesa (RDP), e, sua interligação estratégica e funcional, interna e externa, com os grupos de consultoria de apoio à coordenação geral do referido projecto de reestruturação.

Paralelamente à sua actividade profissional, licenciou-se em Relações Públicas e Publicidade no INP – Instituto Superior Novas Profissões (1991). Tirou o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2002) e o Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação (2005), ambos pelo ISCTE-IUL, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa / Instituto Universitário de Lisboa.

Como Carreira Académica é, desde 1992, Professor Universitário: no INP – Instituto Superior de Novas Profissões (desde 2009 com a categoria de Professor Coordenador); no ISG – Instituto Superior de Gestão (desde 2009 com a categoria de Professor Associado); na Universidade Lusófona e no ISEG/IDEFE – Instituto Superior de Economia e Gestão / Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais, como Professor Associado convidado. Como Carreira em Gestão