Portugueses preferem o alojamento local para usufruir das férias

A conclusão é do primeiro barómetro nacional sobre o perfil dos viajantes portugueses, uma iniciativa conjunta entre a HomeAway, plataforma especialista em alojamentos para férias e o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Apresentado no final do ano passado, o “Barómetro de Alojamento Local em Portugal” revela que o alojamento local foi a opção de estadia privilegiada a nível nacional de Agosto de 2016 a Agosto de 2018.

RESULTADO DE CONCURSO DOUTORADO(A) GRAU INICIAL – AeTC

No contexto do procedimento concursal 2018, para a contratação de um doutorado(a) ao abrigo do artigo 19º do Decreto-Lei nº 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela lei nº 57/2017, de 19 de julho, no âmbito do projeto “Experiência Aural, Território e Comunidade” (Aural Experience, Territory and Community – AeTC – PTDC/COM-CSS/29096/2017) apoiado através de fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – e desenvolvido na unidade de investigação CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, informa-se que concorreram os seguintes candidatos:

  1. Anna Maria Salustiano de Andrade Lima;
  2. Raquel Maria Lemos e Castro.

Analisados os processos de candidatura, o júri decidiu não admitir a concurso a candidata Anna Maria Salustiano de Andrade Lima, por não ser doutorada, um requisito obrigatório, conforme consta do edital de abertura do concurso. O júri decidiu também aceitar a candidatura de Raquel Maria Lemos e Castro,
atribuindo-lhe a percentagem de 85 (Percurso Científico – 20; Percurso Profissional – 50; Carta de Apresentação – 15).

O CICANT agradece as candidaturas recebidas e congratula a candidata selecionada: Raquel Castro.

Reportagem sobre Tese de Docente da FCAATI “Uma tese que avalia o uso de referentes culturais na publicidade portuguesa”

Estudar as implicações que a própria cultura, os valores, tradições ou referentes de uma determinada sociedade, têm nas narrativas publicitárias, e como estas operam por sua vez na “construção cultural das sociedades” constituiu o propósito central da tese que a investigadora portuguesa María Belém Ribeiro defendeu na Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação.

A partir da análise da publicidade televisiva no seu país, esta professora da Universidade Lusófona do Porto, aprofunda a sua investigação em como a publicidade se tem convertido em algo mais “que uma técnica comercial”, fazendo uso de “determinados referentes culturais que irão garantir a eficácia do consumo do produto, assumindo-se ela mesma também como um produto sociocultural”. Assiná-la ainda a “procura de reforçar os padrões culturais de uma sociedade, reflectindo a realidade ou retratando-a de forma idealizada, tornando-a mais atraente e persuasiva”. No caso concreto da sociedade portuguesa, segundo a investigadora, a mensagem publicitária tem tendência para se dirigir a “tradições familiares e festivas”, e nestas, o futebol, tal como as respectivas figuras deste desporto, desempenham um papel fundamental, assim como os valores “relacionados com o amor, a família e a amizade”.

Partindo dos conceitos de retórica, semiótica e identidade, abordados na parte teórica, Ribeiro articula na sua tese um “modelo de análise sobre a relação da mensagem publicitária com os referentes culturais”, analisa esta relação no caso concreto de Portugal, através de uma selecção de 15 anúncios emitidos no ano 2016 nas principais canais generalistas (RTP1, SIC e TVI).

Por esta lógica de pensamento, a investigadora realça como a indústria publicitária recorre principalmente aos “signos, símbolos e mitos”, àqueles elementos “que simbolizam sempre algo mais do que uma leitura denotativa, conotando crenças, rituais e expectativas” de uma sociedade, o que origina mensagens de uma maior carga emocional e maior poder de absorção”, assinala María Ribeiro.

Elementos, entre os quais, a participação de celebridades e personagens públicas em anúncios, que exercem como “figuras conselheiras” para a audiência. Uma “estratégia clássica na construção publicitária”, que tem como objectivo transmitir à audiência valores como “confiança, credibilidade, admiração, filiação…”, aponta a investigadora.

Destaca também na sua tese o interesse da indústria por “histórias de vida inspiradoras”, com o propósito de gerar “empatia e projecção nas personagens”.

Num contexto de crise económica, a indústria aborda “outra leitura do conceito de felicidade”, mais vinculada nos afectos e nos momentos de lazer, do que propriamente no êxito profissional.

Relatórios de Projectos Exploratórios

Apresentamos em seguida os pdf’s dos Relatórios de Projectos Exploratórios do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias:

Mestres da Estereoscopia Europeia: Carlos Relvas

PROJECTO EXPLORATÓRIOEuropean Stereo Masters- Carlos Relvas (1)

 

Linear and non-linear modeling of human motor pattern variability

PROJECTO EXPLORATÓRIO Linear and non-linear modeling of human motor pattern variability (1)

 

Fatores determinantes na construção da identidade dos jovens adultos, através do consumo de marcas de vestuário e de calçado

PROJECTO EXPLORATÓRIO Fatores determinantes na construção da identidade dos jovens adultos, através do consumo de marcas de vestuário e de calçado (1)

 

A Técnica e os Media como Problema: da Representação ao Pensamento

PROJECTO EXPLORATÓRIO A Técnica e os Media como Problema- da Representação ao Pensamento (1)

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