Apresentação do Webdoc “Nazaré. Mais do que mar, é mulher”

12 novembro 2019 | 11h30 – 13h30

Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, Nazaré

No dia 12 de novembro, será apresentado na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, o Webdoc “Nazaré. Mais do que mar, é mulher”, da jornalista e VR Filmmaker brasileira Marina Oliveto (ver outros projetos).

Trata-se de um documentário em vídeo 360º, realizado no âmbito do seu Doutoramento em Ciências da Comunicação na ULHT – Universidade Lusófona, que conta com orientação da Professora Célia Quico.

Este vídeo pretende mostrar a Nazaré através da perspetiva das suas mulheres, baseando-se na ideia generalizada da importância que estas assumem na vida e organização da comunidade. Durante 2019, a autora esteve a efetuar filmagens e a recolher depoimentos de várias mulheres, de diferentes gerações, colocando-as em diálogo, partilhando as suas memórias e perspetivas sobre a Nazaré de ontem e de hoje, sobre tradições e (pre)conceitos, vidas e ambições, saudades e esperanças, tendo o Mar como denominador comum e ainda vetor para o futuro, no quadro de novos desafios que advêm sobretudo do desporto e do turismo.

Participaram nas entrevistas filmadas Carolina e Célia Quico, Cíntia de Sá e Maria de Lourdes, Cremilde Barros, Dóris Santos, Inês e Isaura Estrelinha, Maria Cecília Louraço, Maria Fátima Barroso, Maria Santana Estrelinha e Lurdes Petinga.

O vídeo, especialmente concebido para apresentação e divulgação na internet, é realizado em tecnologia 360º e pode ser visualizado com óculos de realidade virtual. Na sessão que decorrerá na sede do Agrupamento de Escolas da Nazaré, será exibida uma versão de ecrã, assim como estarão disponíveis equipamentos VR da Universidade Lusófona para visualização 360º.

Numa segunda fase, a autora pretende tornar o webdoc disponível num website, de uma forma interativa, com todos os depoimentos e imagens captadas, trazendo mais possibilidades para conhecer a histórias e imagens da Nazaré.

Este projeto conta com o apoio da UHLT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias / Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação e do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré.

A sessão de apresentação na Nazaré conta também com o apoio do Agrupamento de Escolas da Nazaré.

Na sessão de 12 de novembro, serão também exibidos os filmes “Cavalgar a Onda da Nazaré (2015-2016) e “A Lagoa Vai ao Mar” (2017-2018), este último igualmente produzido em 360º pela mesma Universidade e incidindo na abertura anual da Lagoa de Santo André, no âmbito de um projeto multidisciplinar especial que envolveu professores e alunos do departamento de Cinema e Artes dos Media, do departamento de Ciências da Vida e da Faculdade de Educação Física e Desporto da UHLT, e a colaboração de parceiros locais e nacionais, como o Agrupamento de Escolas de Santo André, Capitania do Porto de Sines, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e, ainda, Samsung Portugal.

Support and Partners

Universidade Lusófona
Universidade Lusófona do Porto
ECATI
FCAATI
FCT
FNAC

Institutional Membership

ECREA
CILECT
SOPCOM
ELIA

Get in touch:

Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Phone: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006