Colóquio “Intergeracionalidade, Media e Educação”

A experiência mediática ocorre dentro dos ambientes culturais das pessoas (Colombo & Fortunati, 2011), uma ideia que está associada à pertença a um grupo ou geração. As experiências mediáticas podem moldar uma construção social de uma “identidade geracional” que decorre de apropriações dos media e dos media digitais. No entanto, e numa lógica de individualização da comunicação, é possível equacionar que os “contextos geracionais” e as “identidades geracionais” fluem em experiências mediáticas não mediadas.

 

Na perspetiva híbrida que caracteriza o atual ecossistema mediático, os usos e consumos não são necessariamente marcadamente geracionais mas antes intergeracionais (Bolin & Skogerbø, 2013). O digital coloca a tónica na “geração global” (Aroldi & Colombo, 2007). No atual contexto, a educação para os media necessita de incorporar uma abordagem intergeracional na reflexão crítica sobre a influência que os novos usos e consumos mediáticos têm na sociedade.

 

A chamada para comunicações para o colóquio “Intergeracionalidade, Media e Educação”, que se realiza na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no dia 30 de abril de 2019, assume o desafio de refletir sobre a intergeracionalidade no contexto dos media e educação. Serão aceites contributos em vários domínios deste eixo temático. Quais as propostas e reflexões teóricas para pensar as relações geracionais e os vários media? Os media assumem uma perspetiva intergeracional? Os usos e consumos mediáticos decorrem de contextos geracionais? As competências mediáticas e digitais criam barreiras geracionais? Quais os contributos das abordagens geracionais e intergeracionais para a educação para os media?

 

Submissão de resumos

Os resumos devem ser enviados até ao dia 10 de março em formato Word document para o e-mail coloquiointergeracionalidade@gmail.com e incluir a seguinte informação:

  • Nome dos/as Autores/as
  • Filiação institucional
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
  • Biografia de cada autor/a (máx. 150 palavras)

Datas importantes

Receção de resumos: Até 10 de março de 2019

Comunicação de resultados: Até 20 de março de 2019

Período de inscrição: Até 1 de abril de 2019

Data do colóquio: 30 de abril de 2019

 

 

Inscrições

Gratuitas, mas obrigatórias: https://goo.gl/forms/DKIlvo8CGFD0YtRl1

 

 

Organização

FLUC

CICANT

GT de Comunicação e Educação da SOPCOM

 

Comissão Organizadora

Inês Amaral

José Azevedo

Margarida Toscano

Maria José Brites

Rita Basílio de Simões

 

Support and Partners

Universidade Lusófona
Universidade Lusófona do Porto
ECATI
FCAATI
FCT
FNAC

Institutional Membership

ECREA
CILECT
SOPCOM
ELIA

Get in touch:

Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Phone: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006