
DiCi-Educa
“Centros educativos com competências digitais e cívicas”
– DiCi-Educa
Com cofinanciamento Academias Gulbenkian do Conhecimento, o projeto “Centros educativos com competências digitais e cívicas” – DiCi-Educa visa melhorar as competências cívicas e mediáticas de jovens (14-18 anos) institucionalizados em Centros Educativos (CE) da Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Nomeadamente, pretende dotar e articular competências de adaptabilidade ao uso do digital em relação ao contexto envolvente ao nível de: comunicação, pensamento criativo e resolução de problemas.
Privilegiamos o trabalho colaborativo e o aprender a aprender para ajudar os jovens a melhor se posicionarem dentro do CE e no regresso à vida em sociedade.
Propomos usar os media em articulação com componentes temáticas sociais. A promoção de competências cruzadas com outras capacidades pessoais e sociais constituem-se como elementos essenciais nas vidas destes jovens e na sua reintegração numa sociedade fortemente mediatizada.
A COFAC é a entidade coordenadora do projeto, que foi desenvolvido pela nossa unidade de investigação CICANT, e tem como parceiro direto a DGRSP. Da equipa fazem parte Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto), Daniel Catalão (Universidade Lusófona do Porto), Teresa Sofia Castro (ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA), Vera Duarte (Instituto Universitário da Maia), Vanessa Ribeiro (Universidade Lusófona do Porto), Nélio Brasão (Universidade Lusófona) e Fernando Catarino (Universidade Lusófona).