GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Humanizar a vida: no prazer solidário de existir. «Revista Louis Braille». Lisboa: ACAPO, nº 24 (Suporte eletrónico); pp. 16-19.
Books
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Cantinho Itinerante do Escritor: Espontaneidade na Poesia e no Verso Branco. 2ª Edição. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato, Dir. científico (2018). Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual: Teoria e Prática em Educomunicação e Cultura na Família e na Sociedade. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). História Breve dos Meios de Comunicação: Da Imanência Pensante à Sociedade em Rede. 2ª Edição. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Safras da Olhalva (Romance). 2ª Edição. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
Book Chapters
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Alfabeto Mascaró. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 10-11 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Alfabeto Moon. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 11 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Bengala branca. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 61-62 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Biblioinclusão. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 62-63 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Cão-guia. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 72 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Centro de Investigação e Formação em Tiflologia, Ciência, Cultura e Inclusão (CITCCI). In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 88-90 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Cidade para todos. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 96-97 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Comissões de Braille em Portugal. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 133-138 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Comunicação alternativa. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 141-144 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Conversas na biblioteca. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 179-180 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Cultura da partilha. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 182-183 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Cultura para todos. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 188-190 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Deficiência e consciência inclusiva. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 197-199 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Democracia “para todos”. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 200-201 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Educomunicação. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 228-230 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Educomunicação especial. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 231 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Educomunicação inclusiva. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 231-232 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Escrita em relevo linear. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 241-242 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Forum interactivo inclusivo o “mundo da vida”. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 258-265 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Gabinete de Referência Cultural – Pólo Interactivo de Recursos Especiais da Câmara Municipal de Lisboa. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 271-272 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Humanizar a vida em cidadania e no prazer solidário de existir. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 313-326 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Humor e inclusão. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 326-329 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Inclusão. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 332-333 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Inclusão educomunicacional. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 335 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Infociência na sociocomunicabilidade e inclusão – Dissertações de mestrado em comunicação alternativa e tecnologias de apoio defendidas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 338-342 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Instituto de Cegos Branco Rodrigues. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 342-344 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 344-348 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Marcos cronológicos importantes na área da deficiência. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 394-402 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Museologia e inclusão. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 456-457 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Museu Tiflológico Português (Em preparação no âmbito da Casa da Tiflologia da Fundação Nossa Senhora da Esperança em Castelo de Vide). In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 458-465 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). OPTACON. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 503-507 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Primeira Biblioteca Inclusiva em Portugal. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 532-533 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Primeira Biblioteca Pública para cegos em Portugal. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 533-537 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Quartas culturais. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 546-547 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Rafigrafia. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 548 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Sistema Braille. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 636-637 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Tiflografia. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 654-655 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Turismo para todos. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 657-658 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Urbanismo e inclusão. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 663 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Utensilagem mental e inclusão. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidanania e no Prazer Solidário de Existir / Dir. científico e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; pp. 664-667 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). O Ex-Asilo Escola de Castelo de Vide: uma janela aberta para o futuro dos cegos. Conferência proferida e divulgada no Almoço Convívio dos Ex-Alunos dos Institutos Branco Rodrigues e António Feliciano de Castilho. Lisboa: Casa do Alentejo, no dia 12 de Maio.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Metodologias estratégicas para a inclusão no ensino superior. Conferência proferida e divulgada no Seminário «Reflexões e Perspetivas das Políticas de Inclusão na Educação para Alunos com Deficiência Visual», organizado pela Associação Nacional para a Inclusão dos Cidadãos com Deficiência Visual (ANICVD). Lisboa: ULHT, Auditório Armando Guebuza, no dia 3 de Outubro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Tifloperceptibilidade/Visão: Experiência-Reflexão-Tifloinclusão. Conferência proferida e divulgada online no Doutoramento em Teologia. Lisboa: Faculdade de Teologia da Universidade Católica, no dia 15 de Outubro.
Others
GUERREIRO, Augusto Deodato (2018). Fomento/participação no «Projeto de Sensibilização aos Problemas de Orientação e Mobilidade», com formação a distância num primeiro módulo com conteúdos para dar a conhecer as técnicas e processos básicos de ensino de Orientação e Mobilidade a pessoas cegas e normovisuais no interior da escola e da residência, a partir do Centro de Investigação e Formação em Tiflologia, Ciência, Cultura e Inclusão (CITCCI) da Fundação Nossa Senhora da Esperança (com o patrocínio da ONGD Causa Maior), em Castelo de Vide, para formandos em São Tomé e Príncipe, com a duração de 12 horas, e em que também proferiu a conferência “Caracterização da disfunção visual, desenvolvimento multissensorial e sociocomunicacional”. Castelo de Vide-São Tomé e Príncipe (online via Skype), nos dias 28 e 29 de Setembro.
GUERREIRO, Augusto Deodato, Dir. científico (2017). Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância: Desafios e Propostas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato, Dir. científico (2017). Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes na Deficiência em Geral. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida (Formato eletrónico com o ISBN 978-972-95206-8-6). PDF no Blog: deodatoguerreiro.blogspot.pt.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Para Al-Balad… Letras e Tintas no Alentejo. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida [Edição patrocinada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Alvalade Sado e Casa do Povo de Alvalade Sado].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Pensamentos: Cronologia I. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida (Suporte eletrónico com o ISBN: 978-972-95206-9-3). Formato PDF no Blog: deodatoguerreiro.blogspot.pt.
Book Chapters
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Introdução ao livro Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância: Desafios e Propostas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT; pp. 5-11 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Keller, Helen In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes na Deficiência em Geral (Suporte eletrónico com o ISBN 978-972-95206-8-6). Formato PDF no Blog: deodatoguerreiro.blogspot.pt.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Literacia braille e inclusão. In: Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes na Deficiência em Geral (Formato eletrónico com o ISBN 978-972-95206-8-6). PDF no Blog: deodatoguerreiro.blogspot.pt].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Para uma teoria inclusiva educomunicacional e cultural em intervenção precoce na cegueira. IN: Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância: Desafios e Propostas / Dir. científica de Augusto Deodato Guerreiro. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT; pp. 25-65 [Em distribuição pela Amazon/Espanha].
Conferences | International
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Uma proposta educomunicativa de articulação/parceria ULHT-UFRJ-CPLP. Comunicação proferida e divulgada no IX Seminário Nacional (I Internacional) / MCATA-DCC-ECATI-ULHT / CPLP «As Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP: Educomunicação Inclusiva em Intervenção Precoce, Vida e Empregabilidade, Desafios e Propostas no Século XXI», Lisboa: Auditório Agostinho da Silva da ULHT, realizado nos dias 1, 2 e 3 de Junho.
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Disfunção visual: intervenção inclusiva. Conferência proferida e divulgada online nas Jornadas de «Intervenção Precoce e Educação Especial: Práticas, Debate e Inovação». Almada: Instituto Jean Piaget, no dia 14 de Outubro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Em torno dos conceitos de cidadania, equidade e inclusão: uma perspetiva humanizante da vida no prazer de existir. Conferência proferida e divulgada no Departamento de Direito da UAL. Lisboa: Universidade Autónoma, no dia 23 de Janeiro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Ética comunicacional e humanização da vida. Conferência proferida na USALMA e divulgada online. Almada: Universidade Senior de Almada, no dia 18 de Outubro.
Others
GUERREIRO, Augusto Deodato (2017). Fomento/participação no «Projeto de Sensibilização aos Problemas de Orientação e Mobilidade», com formação a distância num primeiro módulo com conteúdos para dar a conhecer as técnicas e processos básicos de ensino de Orientação e Mobilidade a alunos cegos e professores normovisuais no interior da escola e da residência, a partir do Centro de Investigação e Formação em Tiflologia, Ciência, Cultura e Inclusão (CITCCI) da Fundação Nossa Senhora da Esperança (com o patrocínio da ONGD Causa Maior), em Castelo de Vide, para formandos em Cabo Verde, com a duração de 12 horas, e em que também proferiu a conferência “Caracterização da deficiência visual, desenvolvimento sensorial e formas de comunicação”. Castelo de Vide-Cabo Verde (online via Skype) – Praia, Mindelo e Maio -, nos dias 10 e 11 de Março.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2016). O acordeão e a paixão do museólogo Francisco Saboia. In: [Boletim Informativo] «Bodas de Prata: 25ª Grande Gala Internacional do Acordeão». Paderne/Algarve: Casa Museu do Acordeão, abril.
Books
GUERREIRO, Augusto Deodato, Coaut. (2016). Atas do Congresso Internacional Comunicação E Luz / Madalena Oliveira e Sílvia Pinto (org.). Braga: CECS da Universidade do Minho, formato eBook, 335 páginas; ISBN 978-989-8600
GUERREIRO, Augusto Deodato (2016). Cantinho Itinerante do Escritor: Espontaneidade na Poesia e no Verso Branco. 1ª Edição. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2016). Safras da Olhalva (Romance). 1ª Edição. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida.
Book Chapters
GUERREIRO, Augusto Deodato (2016). À luz da acessibilidade e da usabilidade em cidades/espaços urbanos: ecologia comunicacional inclusiva. In: M. Oliveira & S. Pinto (Eds.), Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz (pp. 215-227). Braga: CECS da Universidade do Minho.
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2016). Humanizar a vida em cidadania e igualdade nas diferenças e no prazer de existir. Conferência proferida e divulgada na Tertúlia de Sabedoria/Mesa Redonda, organizada pela ONGD Causa Maior. Lisboa: Hotel Real Parque, no dia 3 de Dezembro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2016). Impacto das literacias inclusivas no desenvolvimento da pessoa cega na sociedade. Conferência proferida e divulgada no VIII Seminário Nacional / MCATA «Literacias Inclusivas e Tecnologias de Apoio: Impacto Educomunicacional no Direito à Participação Social e Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência». Lisboa: ULHT, no dia 16 de Abril.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2016). “No prazer de existir” a humanização da vida. Conferência proferida e divulgada na FL. Lisboa: Fundação Liga, no dia 4 de Novembro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal. R-LEGO – «Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações». Lisboa: ULHT, nº 1 Outubro 2015; ISSN 2183-5845.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Teoria educomunicacional inclusiva em intervenção precoce na cegueira (Vídeo/73 minutos, com legendas e tradução em LIBRAS). In: II Congresso de Acessibilidade Online. Rio de Janeiro/Brasil: realizado nos dias 6 a 12 de Dezembro.
Books
GUERREIRO, Augusto Deodato, Coaut. (2015). Abril: 40 Anos / Associação Portuguesa de Escritores. Lisboa: Âncora Editora.
GUERREIRO, Augusto Deodato, Coaut. (2015). Antologia de Poesia Contemporânea: Entre o Sono e o Sonho. Lisboa: Chiado Editora, Vol. VI, Tomo I.
Book Chapters
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Afinal, para onde está a fugir Abril?! In: Abril: 40 Anos / Associação Portuguesa de Escritores. Lisboa: Âncora Editora; pp. 155-158.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Nos sonhos a voz dos tempos. In: Antologia de Poesia Contemporânea: Entre o Sono e o Sonho. Lisboa: Chiado Editora, Vol. VI, Tomo I; pp. 196.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Prefácio ao livro Uma Perspetiva na Área da Deficiência: O Caso Particular do Associativismo em Portugal e o Papel das Organizações Não Governamentais / de Francisco Carvalho. Lisboa: CPES/ULHT [Em distribuição pela Amazon].
Conferences | International
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). À luz da acessibilidade e da usabilidade em cidades/espaços urbanos: ecologia comunicacional inclusiva. Comunicação proferida e divulgada na «Conferência Internacional: Communication and Light». Braga: Instituto de Ciências Sociais/Universidade do Minho, realizada nos dias 2 a 4 de Novembro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Contributo dos media para a inclusão. Comunicação proferida e divulgada no evento «Direitos Humanos e Deficiência: Qual o Papel dos Media na Inclusão?» [Nas campanhas dos oito spots finalistas sobre direitos humanos e deficiência criados no âmbito do desafio do Conselho da Europa lançado e a que só estudantes portugueses, da ULHT, corresponderam]. Lisboa: ULHT, Auditório Armando Guebuza, 6 de Maio.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Educomunicação e pedagogia cultural inclusivas em intervenção precoce: desafios/exemplos sociocomunicacionais com sucesso. In: 4ªs Jornadas «Novas Perspetivas no Neurodesenvolvimento, o que se sabe… o que se faz!!!». Lisboa: Centro de Desenvolvimento Infantil Estímulopraxis, realizadas na ULHT, no dia 20 de Novembro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal. In: Conferência Europeia «Network e Novas Tecnologias, da Rede European Enviter». Lisboa: ULHT, 10-12 de Novembro.
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Comunicação e especificidades aumentativas e alternativas para o relacionamento e interação, orientação e mobilidade das pessoas cegas. Seminário realizado na UAtlântica. Barcarena/Lisboa: Universidade Atlântica, no dia 13 de Fevereiro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Para uma teoria inclusiva educomunicacional e cultural em intervenção precoce na cegueira. Conferência proferida e divulgada no VII Seminário Nacional / MCATA «Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância: Desafios e Propostas». Lisboa: ULHT, 18 de Abril.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). O Professor universitário cego: pedagogia e suplência multissensorial. Conferência proferida e divulgada no «Encontro Nacional de Docentes com Deficiência» [Organizado em parceria pela CNOD e FENPROF e cofinanciado pelo INR]. Lisboa: Educação Especial Nacional da FENPROF. Lisboa: Escola Secundária D. Pedro V, 21 de Novembro.
Others
GUERREIRO, Augusto Deodato (2015). Breve testemunho para Confraternização Intergeracional, fundado no facto de ter sido aluno do Instituto “Branco Rodrigues”, de 1963 a 1965. In: «CD de Testemunhos de Ex-Alunos do Instituto António Feliciano de Castilho e do Instituto de Cegos Branco Rodrigues» / Org. José Manuel Saraiva Valentim. Lisboa: Restaurante “O Balcão do Marquês”, Av. Duque de Loulé, nº 117-118, 9 de Maio [Almoço de Confraternização Intergeracional em que se divulgou o CD de Testemunhos em referência].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2014). Num polinómio educomunicacional e cultural, uma perspetiva inclusiva para uma teoria do desenvolvimento humano na sociedade de todos (Vídeo/45 minutos, com legendas e tradução em LIBRAS). In: I Congresso de Acessibilidade Online. Rio de Janeiro/Brasil: realizado nos dias 21 a 27 de Setembro.
Books
GUERREIRO, Augusto Deodato (2014). Grito da Boa Fortuna: Ficção Melodramática Perfumada de Comédia e Ameaçada de Tragédia. Lisboa: Chiado Editora.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2014). História Breve dos Meios de Comunicação: Da Imanência Pensante à Sociedade em Rede. 1ª Edição. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida [Com apoio do CIC-Digital/CICANT/ULHT].
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2014). Comunicação e inclusão. Coimbra: Escola Avelar Brotero, conferência proferida e divulgada no dia 10 de Dezembro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2014). Para um novo paradigma educomunicacional inclusivo: polinómio coevolutivo para uma teoria do desenvolvimento humano e social. Conferência proferida e divulgada no VI Seminário Nacional «Educomunicação e Cultura Inclusivas». Lisboa: ULHT, realizado nos dias 27 e 28 de Junho.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2013). Especificidades Comunicacionais na Educomunicação no Século XXI. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro – Edições Braille, nº 610 Novembro 2013; pp. 5-38.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2013). Especificidades educomunicacionais inclusivas num desenvolvimento humano mais universal. In: Atas do «8º Congresso SOPCOM». Lisboa: ESCS, realizado nos dias 17 a 19 de Outubro de 2013.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2013). Num novo paradigma para o desenvolvimento humano: “Comunicação e Cultura Inclusivas”. «ResPública: Revista de Ciência Política, Segurança e Relações Internacionais». (Tema “Paradigmas do Mundo Actual”). Lisboa: Cofac – Cooperativa de Formação e Animação Cultural / Departamento de Ciência Política, Segurança e Relações Internacionais da ULHT, nº 11 2011 [publicado em 2013]; pp. 51-66.
Book Chapters
GUERREIRO, Augusto Deodato (2013). Breve testemunho. In: VI Seminário Educação Inclusiva «Para uma Educação Inclusiva: Dos Conceitos às Práticas». Lisboa: Instituto de Educação/ULHT, 5 de Outubro de 2013; pp. 42.
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2013). Educomunicação inclusiva no Século XXI: desafios e propostas. Conferência proferida e divulgada no V Seminário Nacional «Especificidades Comunicacionais na Educomunicação no Século XXI: Relacionamento e Interação no Desenvolvimento Humano Inclusivo». Lisboa: ULHT, realizado nos dias 14 e 15 de Junho.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2012). Comunicação e cultura inclusivas no desenvolvimento humano. In: livro de Atas do LIC’12 – Lusofona International Congress: Perspetivas Internacionais. ISLA-Gaia, Portugal: Editores António Lencastre Godinho e José Joaquim Moreira, dias 8 a 10 de Novembro; pp. 33-45.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2012). Comunicação, educação e cultura inclusivas nos media. Atas do «10º Congresso Lusocom». Lisboa: ISCSP, dias 27-29 Setembro.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2012). Em torno do móbil do desenvolvimento humano: “Comunicação e Cultura Inclusivas”. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro – Edições Braille, nº 598 Outubro; 3-23 [Também publicado em «lerparaver.com» em Agosto de 2012].
Journals With Referee | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2012). Sobre a literacia braille e inclusão: para um estudo histórico-cultural e científico da tiflografia, tiflologia, infotecnologia e equipamentos culturais em Portugal. «Revista Louis Braille». Lisboa: ACAPO, Nº 2; pp. 12-13.
Books
GUERREIRO, Augusto Deodato (2012). Comunicação e Cultura Inclusivas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT [Apoio do CICANT, FCT e Ministério da Educação].
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2012). Comunicação, educação e cultura inclusivas na escola de referência para alunos cegos e com baixa visão: uma promessa inclusiva de proficuidade pedagógica e de desenvolvimento biopsicossocial? Uma Orquestra de intenções, sem Maestro entrosado na Orquestra, escassa de músicos, de instrumentos e desafinada? Uma alucinação legal disfarçada de missão que só promove a diferença na exclusão? Como repensar, reformular e transformar esta Orquestra numa escorreita e bela Sinfonia Humana Inclusiva, sob uma Batuta comunicacional e educacional missionária, sem oportunismos e sem fronteiras? Conferência proferida e divulgada no IV Seminário Nacional «Comunicação e Cultura no Desenvolvimento Humano: Teorias e Boas Práticas Inclusivas». Lisboa: ULHT, realizado nos dias 15 e 16 de Julho.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Literacia e comunicação: metodologias e estratégias para uma teoria comunicacional, cultural e educação inclusivas. In: «7º Congresso SOPCOM». Porto: Universidade, dias 15-17 Dezembro.
Books
GUERREIRO, Augusto Deodato, Dir. científico (2011). Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT [Apoio da FCT].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Literacia Braille e Inclusão: Para um Estudo Histórico-Cultural e Científico da Tiflografia, Tiflologia, Infotecnologia e Equipamentos Culturais em Portugal. Lisboa: Câmara Municipal – DMC/GRC.
GUERREIRO, Augusto Deodato, Org. e Coaut. (2011). Para Alvalade com Amor. Almada: ADG/EDLARS.
Book Chapters
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Conclusão do livro Para Alvalade com Amor / Org. e Coaut Augusto Deodato Guerreiro. Almada: ADG/EDLARS; pp. 179-180.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Contributo literário. In: Para Alvalade com Amor /Org. e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: ADG/EDLARS; pp. 24-35.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Introdução ao livro Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência /Org. Augusto Deodato Guerreiro. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT; pp. 7-11 [Apoio FCT].
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Introdução ao livro Para Alvalade com Amor / Org. e Coaut. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: ADG/EDLARS; pp. 5-14.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Tifloperceptibilidade avançada vs sociocomunicabilidade, inclusão e qualidade de vida. In: Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência / Or. E Coaut Augusto Deodato Guerreiro. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT; pp. 16-49.
Conferences | National
GUERREIRO, Augusto Deodato (2011). Literacia e inclusão. Conferência proferida e divulgada no III Seminário Nacional «Comunicação e Educação Inclusivas: Metodologias e Estratégias». Lisboa: ULHT, realizado no dia 2 de Junho.