Carla Alexandra Oliveira Rodrigues Cardoso

Publications / year


2018

Conferences | International

  • 25 de julho de 2018: apresentação do paper “Newspaper or magazine? The nature of newsmagazines” na conferência Mapping the Magazines 5, 25-28 de julho, Columbia College Chicago;
  • 11 de maio de 2018: Apresentação da comunicação “The classroom as lab: creating a newsmagazine from scratch” na conferência Trial and Error II, organizada pelo ECREA Journalism and Communication Education TWG, 10 e 11 de maio, Universidade do Minho, Braga;

Others

  • 11 de julho de 2018: arguente da tese de doutoramento com o título “O 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande: a imprensa local na (re)construção do mito”, de António José Lopes Ferreira, orientado pela Professora Doutor Nuno Estêvão Ferreira, no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

back to top

2017

Conferences | National

  • 28 de novembro de 2017: Apresentação da comunicação “Revista: um objeto de estudo (quase) por desbravar” no 10º Congresso da SOPCOM – Ciências da Comunicação: 20 anos de investigação em Portugal, 27 a 29 de novembro, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Mesa: Jornalismo e Sociedade.
  • 28 de novembro de 2017: Apresentação da comunicação “Jornal, revista ou ‘jorvista’? – a natureza única da newsmagazine” no 10º Congresso da SOPCOM – Ciências da Comunicação: 20 anos de investigação em Portugal, 27 a 29 de novembro, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Mesa: Jornalismo e Sociedade;

Others

  • Desde 2017 – Integra a equipa do projeto de investigação “Para uma história do jornalismo em Portugal” (Financiado pela FCT: PTDC/COM-JOR/28144/2017).
  • Desde 2017 – orientadora da tese “Emotionalism and sensationalism in current media and their impact on society” de Anna Ragasová, Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • 15 de dezembro de 2017: arguente da dissertação de mestrado com o título “Auto-regulação e o jornalismo online: o provedor do leitor no contexto digital”, de Tiago Nuno Lopes Amado, orientado pela Professora Doutora Maria José Mata, no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.
  • 7 de dezembro de 2017: arguente do relatório de estágio com o título “Jornalismo Cultural: O caso do suplemento GPS”, de Vanessa Pina Santos, orientado pelo Professor Dr. Mário António da Mota Mesquita, no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.
  • Coordenou a representação da Universidade Lusófona na parceria da instituição com a organização do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses (junho de 2016 a janeiro de 2017). Durante o congresso foi coordenadora da secção online da redação multiplataforma (12 a 15 de janeiro de 2017)

back to top

2016

Others

  • 21 de novembro de 2016: arguente do relatório de estágio com o título: “Jornalismo de Moda Online: O Caso da Revista ELLE”, de Vítor Manuel Rodrigues Machado, orientado pelo Professor Doutor António Maria Salvado Coxito Granado e conducente ao grau de mestre em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa.
  • 14 de outubro de 2016: arguente da dissertação de mestrado com o título “Cultura Organizacional: Influência da Cultura Organizacional na Moderação dos Comentários em Websites de Jornais Diários”, de Tiago Filipe Fernandes Cristóvão, orientada pelo Professor Doutor Jorge Correia Jesuíno, no âmbito do Mestrado em Comunicação nas Organizações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • 5 de dezembro de 2016: arguente da dissertação de mestrado com o título «Critérios de noticiabilidade – Diferenças entre o Futebol e as restantes Modalidades. O caso de “aBola”, “oJogo” e “Record”», de Bruno Miguel Vieira Henriques, orientada pela Professora Doutora Anabela de Sousa Lopes, no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

back to top

2015

Others

  • Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialidade de Estudos dos Media e do Jornalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa). Título da tese: A história da newsmagazine em Portugal: 70 anos até à consolidação do conceito”. Nota: Muito Bom por Unanimidade;

back to top

2013

Others

  • Dezembro de 2012 a junho de 2013: participou no planeamento do EuroDIG 2013, com a proposta de discussão: “A influência da Internet no jornalismo”, sugerindo três questões a debater – “Mais fontes, melhor jornalismo?; Informar ou verificar os factos primeiro?; Mais internet, menos jornais: que consequências para a democracia?”
  • Esteve na reunião de preparação da conferência internacional, a 29 de janeiro de 2013, e participou no EuroDIG, que se realizou pela primeira vez em Portugal, a 20 e 21 de junho de 2013, no Hotel Altis, em Lisboa. A proposta enviada foi integrada na Sessão Plenária 6, “Who makes money with content? Who should pay for content?”, que fechou o EuroDIG 2013 e contou com a participação de Francisco Pinto Balsemão, do Grupo Impresa, Mike Holderness, da Federação Europeia de Jornalistas, e Marco Pancini, da Google;

back to top

2012

Journals With Referee | National

  • Cardoso, C. R. (2012), “Quando a Capa da Newsmagazine é Feminina” in Media e Jornalismo – Imagens e Jornalismo, Nº 20, Vol 11, Nº 1 – Primavera/Verão, pp. 91-104;

Books

  • Cardoso, C. R. (2012), Seduzir ou Informar? – A capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação, Coimbra: MinervaCoimbra;

Others

  • Abstract reviewer for the ECREA Journalism Studies Section at the 4th European Communication Conference (Istanbul, Turkey, 24-27 October 2012);
  • 6 de setembro de 2012: arguente do relatório de estágio com o título: “Seleção/Filtragem de Informação no Universo SIC – TV”, de Joana Bárbara Assunção dos Santos Silva, orientado pelo Professor Doutor Pedro Coelho e conducente ao grau de mestre em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa.

back to top

2011

Journals with Referee | International

  • Cardoso, C. R. (2011) “Obama on the Cover”, JRE On-Line Journal, 12 Jan, ISBN 978-0-6464704-5-0. Disponível em: http://isaleh.uct.ac.za/ObamaOnTheCoverCarlaRodriguesCardoso2.pdf;

Others

  • Abstract reviewer for the 2nd ECREA Journalism Studies Section and 26th International Communication Conference (Pamplona, 4-5 July 2011);

back to top

Célia Maria Silvério Quico

Publications / year


2018

Conferences | National

  • Quico, C & Catarino, F. (2018) “Art & food creative events for peripheral museums audience development: the overall strategy and main results from In-Nova MusEUm project in Portugal”. TOCRIA 2018, FCSH-UNL, Lisboa, Portugal, 2-3 Julho 2018.
  • Quico, C., Antunes, R. & Calado, C. (2018) “Portugal’s unique waves captured creatively: the immersive video “The Lagoon Goes to the Sea” and web documentary “Riding the Nazaré Wave””. TOCRIA 2018, FCSH-UNL, Lisboa, Portugal, 2-3 Julho 2018.
  • Quico, C., Antunes, R. & Calado, C. (2018) “A Lagoa Vai ao Mar”/ “The Lagoon Goes to the Sea”: a multi-disciplinary approach to the production of a 360º video”. Stereo Media and Immersive Media 2018, ULHT, Lisboa, Portugal, 28-30 Junho 2018.
  • Quico, C & Catarino, F. (2018) “Participatory Art & Food events in European peripheral museums: main lessons from the In-Nova MusEUm project”. CREATOUR 2018, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 7-8 Junho 2018.

back to top

2016

Conferences | International

  • Quico, C., Silva, C. (2016) “Communicating the issues and challenges of “sustainable fisheries” across Europe: trends and issues“ .CommOcean 2016 conference. Bruges, Bélgica. 6 Dezembro 2016.

back to top

2015

Book Chapters

  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2015). Transmedia storytelling meets tourism: the TravelPlot Porto case study. Not Ever Absent: Storytelling in Arts, Culture and Identity Formation. Brill Publishing (formerly Inter-Disciplinary Press). ISBN: 978-1-84888-337-6.

back to top

2014

Journals with Referee | International

  • Quico, C., Damásio, M.J., Baptista, A., Sequeira, A. Veríssimo, I. Cardoso, M. & Henriques, S. (2014). Using digital interactive television for the promotion of health and wellness”. International Journal of Health Promotion and Education. 52:6, 328-338. DOI: 10.1080/14635240.2014.912446 Pittu Laungani Award Winner 2015 – http://explore.tandfonline.com/page/beh/behavioral-science-and-health-and-social-care-competitions/pittu-laungani-award-winner-announced

Journals With Referee | National

  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2014). How mobile can factor into a location based transmedia storytelling overall strategy: The TravelPlot Porto case study. Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento], 21/22 (2), 141-149.
  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2014). The role of social media: The TravelPlot Porto case study. Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento], 21/22 (2), 151-160.
  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2014). Location based transmedia storytelling in Social Media – Peter’s TravelPlot Porto Case Study. e-Review of Tourism Research (eRTR) ENTER 2014 Conference on Information and Communication Technologies in Tourism: Volume 5 Research Notes.
  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2014). IV Jornadas de Animação Turística – o papel das tecnologias no turismo cultural. Revista Atlântica (Instituto Açoriano de Cultura), Volume LVIII 2013, 253-260.

Book Chapters

  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2014). TravelPlot Porto – exploring transmedia storytelling’s potential to promote Porto as a tourist destination. In Porto como destino turístico. E-Book. CEPESE e Media XXI. ISBN: 978-989-8434-26-5 e 978-989-729-128-9 .

Conferences | International

  • Quico, C., Damásio, M.J., Veríssimo, I., Henriques, R. & Cardoso, C. (2014). Health literacy effect on seniors’ evaluation of health and wellness contents and applications. In HCI International 2014, Creta, Greece. 22-27 June 2014. (accepted)

Conferences | National

  • Quico, C., Henriques, R., Veríssimo, I., & Damásio, M.J. (2014) Seniors’ Evaluation Of Digital Interactive TV Health Applications: How Does Health Literacy Influence Their Overall Satisfaction. ECREA 2014, Lisboa, Portugal.12-15 November 2014.
  • Henriques, R., Veríssimo, I., Quico, C., & Damásio, M.J. (2014) Using Storytelling And Interactive Applications For Health Communication: Seniors’ Evaluation Of Linear TV Content And Interactive TV And Mobile Applications. ECREA 2014, Lisboa, Portugal.12-15 November 2014.
  • Henriques, R., Veríssimo, I., Quico, C., Cardoso, M. & Damásio, M.J. (2014). Seniores e Comunicação em Saúde: avaliação de conteúdos audiovisuais lineares e aplicações interactivas sobre saúde e bem-estar. LUSOCOM 2014, Vigo, Spain. 11-12 de April 2014.

back to top

2013

Conferences | International

  • Baptista, A., Veríssimo, I., Quico, C., Cardoso, M., Damásio, M.J. & Sequeira, A. (2013). Using digital interactive television to promote healthcare and wellness inclusive services. In HCI International 2013. Las Vegas, USA. 21-16 July 2013.

Conferences | National

  • Baptista, A., Veríssimo, I., Quico, C., Cardoso, M., Damásio, M.J. & Sequeira, A. (2013). A promoção de saúde e bem-estar via televisão digital interativa. In SOPCOM 2013. Lisboa, Portugal. 17-19 October 2013.

Others

ARGUIÇÕES

  • Quico, C. (2013). Arguente externa nas provas públicas de defesa da tese de mestrado em Artes Visuais – Intermédia de Salete Mansos Felício KUVALE. Transumância entre globalização e tradição, realizado sob a orientação científica da professor Doutora Claudia Giannetti, Professora Associada da Universidade de Évora, 4 de Julho de 2013.

back to top

2012

Journals with Referee | International

  • Quico, C. (2012). Digital TV switchover in Portugal: What is in it for the viewer. In International Journal of Digital Television. III (1), pp. 163–179. doi: 10.1386/jdtv.3.1.163_1.

Journals With Referee | National

  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2012). Location based transmedia storytelling: The TravelPlot Porto Experience Design. Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento], 17/18(4), 95-99, 2182-1453.

Book Chapters

  • Quico, C., Damásio, M.J., Henriques, S. & Veríssimo, I. (2012). “Digital terrestrial TV switchover process in Portugal: viewers between a rock and a hard place” for Sousa, Helena & Denicoli, Sérgio (eds. ) Digital Communication Policies in the Information Society Promotion Stage. eBook. Universidade do Minho. URL: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/digital_communication_polices/

Conferences | International

  • Sequeira, A., Veríssimo, I. & Quico, C. (2012). Incentives and Barriers to the Adoption of Digital Terrestrial Television in Portugal: Perspectives of the stakeholders involved in the transition process. In Communication and Community: proc. of ICA 2012 conference, Phoenix, Arizona, USA, 24-28 May 2012.
  • Sequeira, Á.; Baptista, A.; Quico, C.& Damásio, M.J. 2012) “Exploring the potential of future television for the provision of healthcare and wellness services. In ECREA 2012: Social Media and Global Voices. Istambul, Turkey. 24-27 October 2012.
  • Sequeira, Ágata; Baptista, André; Quico, Célia & Damásio, Manuel José (2012) “The potential of digital interactive television in the provision of healthcare and wellness services”. In IAMCR 2012: South-North Conversations. Durban, South Africa. July 15-19, 2012.
  • Veríssimo, Iolanda; Sequeira, Ágata; Quico, Célia & Damásio, Manuel José (2012) “Knowledge, attitudes and expectations of 30 Portuguese families in the context of the switchover from analogue terrestrial television to digital terrestrial television”. In IAMCR 2012: South-North Conversations. Durban, South Africa. July 15-19, 2012.
  • Quico, Célia, Damásio, Manuel José & Henriques, Sara (2012). “Digital TV adopters and non-adopters in the context of the analogue terrestrial TV switchover in Portugal”. In Proc. of EuroITV 2012. Fraunhofer Institute for Open Communication Systems (FOKUS) & Competence Center Future Applications and Media (FAME).  4-6 July 2012. Berlin/ Germany.
  • Sequeira, Àgata; Veríssimo, Iolanda & Quico, Célia (2012) “Incentives and Barriers to the Adoption of Digital Terrestrial Television in Portugal: Perspectives of the stakeholders involved in the transition process”. In Proc. of ICA 2012 conference “Communication and Community.  24-28 May 2012. Phoenix, Arizona/ USA.

Conferences | National

  • Veríssimo, I.; Quico, C.; Cardoso, M. & Damásio, M.J..  (2012) “Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital: reportagem e debate interativos sobre Diabetes”. In Proc. of Lusocom Conference “Comunicação, Cultura e Desenvolvimento”. Lisboa, Portugal, 27-29 September 2012.

back to top

2011

Conferences | International

  • Quico, Célia; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara & Veríssimo, Iolanda (2011). “Profiles of digital TV adopters in the switchover context in Portugal”. In Proc. of IAMCR 2011. Universidade Lusófona & LINI, Istambul/ Turquia.  13 – 17  Julho 2011.
  • Quico, Célia; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara & Veríssimo, Iolanda (2011). “Drivers and barriers to digital television adoption in Portugal: the perspectives of the TV viewers and other main stakeholders”. In Proc. of IAMCR 2011. Kadir Has University, Istambul/ Turquia.  13 – 17  Julho 2011.

Conferences | National

  • Quico, C., Damáso, M.J., Henriques, S. & Veríssimo, I. (2011). “Perfis de adopters de TV digital no contexto do processo de transição da televisão analógica terrestre para a televisão digital terrestre em Portugal”. In Actas Congresso SOPCOM, Universidade do Porto, Portugal. 15-17 December 2011.
  • Quico, Célia; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara & Veríssimo, Iolanda (2011). “Incentivos e Barreiras à Adopção da Televisão Digital Terrestre em Portugal: Perspectivas dos Telespectadores e de Outras Partes Interessadas”. In Proc. of SOPCOM 2011. Universidade do Porto, Porto/ Portugal.  15 – 17  Dezembro 201
  • Quico, Célia; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara & Veríssimo, Iolanda (2011). “Drivers and barriers to the adoption of digital television in Portugal: the perspectives of the TV viewers and other main stakeholders”. In Proc. of EuroITV 2011. Universidade Lusófona & LINI, Lisboa/ Portugal.  29 Junho – 1 Julho 2011.

Others

RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO

  • Quico, Célia (2011). “ADOPT-DTV: Relatório Final”. Relatório para projecto de investigação “ADOPT-DTV: Barreiras à adopção da televisão digital no contexto da transição da televisão analógica para o digital (PTDC/CCI-COM/102576/2008)”. URL: http://adoptdtv.ulusofona.pt/

back to top

Cristina Alexandra Figueiredo Santos

Publications / year


2018

Conferences | International

  • Santos, C.(2018). The identity reflection of clothing and footwear brands, 6th Annual International Colloquium on Branding, Atenas.
  • Santos, C.(2018). Determinants factors in the construction of the identity of young adults through the consumption of clothing and footwear brands, International Conference on Marketing and Design, Faro.

back to top

2017

Journals with Referee | International

  • Santos, D., Macedo A., Roupa I., Abrantes J. (2017) The influence of the use of white cane on gait of young people with blindness. In, Proceedings of 12th International Conference by the International Society for Low Vision Research and Rehabilitation (ISLRR). Eds .  María Reina, 25-29 Junho 2017, The Hague, Netherlands.
  • Santos, C.(2017). A corporeidade na contemporaneidade: algumas reflexões sobre o discurso publicitário, Vista, 1: 137 – 163.
  • Santos, C. (2017). O vestuário enquanto capital simbólico: o processo identitário juvenil, Eikon, S/N: 1 – 12.

Journals With Referee | National

  • Santos, Cristina.(2017)  “A corporeidade na contemporaneidade: algumas reflexões sobre o discurso publicitário”, Revista Vista, 1: 137 – 163.
  • Santos, Cristina.(2017) “Grupos focais: uma reflexão metodológica”, CIES e-Working Paper, N.º 211/20: 1 – 19.
  • Santos, Cristina. (2017)”O vestuário enquanto capital simbólico: o processo identitário juvenil”, Revista Eikon, S/N: 1 – 12.

Book Chapters

  • Santos, C.(2017). O processo identitário e o consumo: um estudo de caso em contexto juvenil, E-Book II International meeting of industrial sociology, sociology of organizations and work

Conferences | International

  • Santos, C.(2017).The impact of public opinion on youth consumption, WAPOR 70th Annual Conference, Lisboa.
  • Santos, C.(2017).Jovens, consumo e identidade: uma trilogia contemporânea? 1º Internacional Conference on Childhood and Adolescence, Porto.
  • Santos, C.(2017).Grupos juvenis e redes sociais: um estudo de caso, 1º Congresso Internacional de Redes Sociais, Évora.
  • Santos, C.(2017).A cultura dos grupos juvenis em contexto escolar: um estudo de caso, Porto Internacional Conference on Research in Education, Porto.
  • Santos, C.(2017).A representação simbólica do vestuário: um estudo de caso, I Congresso Ibérico de Semiótica, Lisboa.

Others

  • Grupos focais: uma reflexão metodológica”, CIES e-Working Paper, N.º 211/20: 1 – 19.

back to top

2016

Journals with Referee | International

  • Santos, Cristina (2016). A influência da publicidade no consumo juvenil: um estudo de caso. VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (SOPCOM);
  • Santos, Cristina (2016). O processo identitário e o consumo: um estudo de caso em contexto juvenil, II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work
  • Santos, Cristina (2016).Beleza, magreza e juventude: a perfeição corporal feminina na publicidade e a corporeidade disruptiva da Dove, Revista Comunicación, 35: 13 – 27.
  • Santos, Cristina (2016).A influência da publicidade no consumo juvenil de marcas de vestuário e de calçado: um estudo de caso, International Journal of Marketing, Communication and New Media 4, 7: 85 – 105.

Journals With Referee | National

  • Santos, Cristina (2016).  VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (SOPCOM); 2016- ‘The Strange Case of Stereoscopy in the History of Portuguese Photography’, orador convidado no Workshop Fotografia & História. Portugal Séculos XIX e XX, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Junho.
  • Santos, Cristina (2016). A corporeidade feminina na publicidade: algumas reflexões sobre representações normativas, Revista Estudos em Comunicação, 23: 223 – 250.

Books

  • Santos, Cristina. (2016). A influência da publicidade no consumo juvenil de marcas de vestuário e de calçado: umestudo de caso International Journal of Marketing, Communication and New Media, vol. 4, no 7, pp. 85-105.

Conferences | International

  • Santos, Cristina (2016). O processo identitário e o consumo: um estudo de caso em contexto juvenil, II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work, Lisboa.

Conferences | National

  • Santos, Cristina (2016). O processo identitário e o consumo: um estudo de caso em contexto juvenil,II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work
  • Santos, Cristina (2016). A influência da publicidade no consumo juvenil: um estudo de caso. VII Jornadas dePublicidade e Comunicação (SOPCOM);
  • Santos, Cristina (2016). VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (SOPCOM); 2016- ‘The Strange Case of Stereoscopy in the History of Portuguese Photography’, orador convidado no Workshop Fotografia & História.Portugal Séculos XIX e XX, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Junho.
  • Santos, Cristina (2016). A influência da publicidade no consumo juvenil: um estudo de caso, VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (SOPCOM), Viseu

Others

  • Ministração do Workshop de Investigação do CIES-IUL: Grupos focais: a génese de uma metodologia qualitativa, ISCTE, Lisboa.

back to top

2013

Journals With Referee | National

  • Santos, Cristina (2013). O lugar do consumo na problemática identitária contemporânea, Revista Forum Sociológico, 23: 51 – 58.
  • Santos, Cristina (2013). Publicidade e identidade: que relação?, Revista Comunicação Pública, 8, 14: 37 – 55.

Conferences | International

  • Consumo e identidade: uma reflexão sobre a contemporaneidade juvenil, I Encontro Internacional da Secção Temática Sociologia do Consumo da APS, Porto.

back to top

2012

Journals With Referee | National

  • Santos, Cristina (2012). O poder simbólico do consumo: no trilho da génese do discurso publicitário, Revista Comunicando, 1, 1: 29 – 42.

Conferences | International

  • Santos, Cristina (2012). Prosumption: na senda de uma nova era comunicacional, X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Lisboa.

Conferences | National

  • Santos, Cristina (2012). Os jovens e o consumo: em que contextos as marcas de vestuário e calçado serão relevantes?, VII Congresso Português de Sociologia: sociedade, crise e reconfigurações, Porto.

Others

  • Ministração do Workshop de Investigação do CIES-IUL: A importância da comunicação assertiva na partilha de conhecimento, ISCTE, Lisboa.

back to top

2011

Journals With Referee | National

  • Santos, Cristina (2011). O simbolismo das marcas no discurso publicitário contemporâneo: o capital simbólico da YORN, Revista Comunicação e Sociedade, 19: 215 – 226.

Conferences | National

  • Santos, Cristina (2011). Jovens, consumo e identidade: uma trilogia contemporânea, Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções, Lisboa.
  • Santos, Cristina (2011). Prosumption: um conceito do século XXI, I Encontro Consumo, Cultura e Sociedade, Porto.

Others

  • A dimensão simbólica do discurso publicitário. BOCC/UBI: Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação da UBI.
  • O consumo de marcas de vestuário e calçado e a construção identitária social juvenil, Colóquio 3º ano do Programa de Doutoramento em Sociologia, Lisboa.

back to top

Edmundo José Neves Cordeiro

Publications / year


2018

Journals with Referee | International

  • Cordeiro, Edmundo (2018). «The Elevator Scene in “Horse Money‟: The Sound-Image», The Athens Institute For Education and Research (aceite para publicação)
  • Cordeiro, Edmundo (2018). «”Jaime” ou a origem do cinema português contemporâneo», Avanca | Cinema 2018 International Conference, Edições Cine-Clube de Avanca, pp.398-401 — ISSN 2184-0520

back to top

2017

Journals with Referee | International

  • Cordeiro, Edmundo (2017) «Ventura: a character’s mental landscape as history». International Journal of Film and Media Arts. Universidade Lusófona. Lisboa.

back to top

2016

Journals With Referee | National

  • Cordeiro, Edmundo (2016). «Crença e Cinema», Seminários de Filosofia, Universidade da Beira Interior, 16 de Novembro.
  • Cordeiro, Edmundo (2016). «Os sinais da grande época no dorso», in Os Últimos Dias da Humanidade. Manual de Leitura, Teatro Nacional São João, Porto, pp.65-74

Books

  • Cordeiro, Edmundo (2016). «Ganhar forma: uma palavra sobre Simondon», in Ecosofia (José Pinheiro Neves e Paula Mascarenhas org.), Universidade do Minho (no prelo);

Book Chapters

  • Cordeiro, Edmundo (2016). «Ganhar forma: uma palavra sobre Simondon», in Ecosofia (José Pinheiro Neves e Paula Mascarenhas org.), Universidade do Minho (no prelo);

back to top

2015

Journals With Referee | National

  • Cordeiro, Edmundo (2015). «Cinema e Intercessão», in Caleidoscópio — Revista de Comunicação e Cultura, volume de 2014, Arte, Política, Economia (Carlos Pimenta org.), Universidade Lusófona (aceite para publicação)

back to top

2014

Journals With Referee | National

  • Cordeiro, Edmundo (2014). «Roberte ou o corpo-linguagem», in Actas do Colóquio – Pierre Klossowski e os Poderes da Imagem (Ciclo Imagem e Pensamento), Museu Colecção Berardo (no prelo)

back to top

2013

Journals with Referee | International

  • Cordeiro, Edmundo (2013). «Força cinematográfica e aparição na obra de Pedro Costa», in Actas do XIII Congresso Internacional Ibercom, Comunicación, Cultura e Esferas de Poder, 2013, Santiago de Compostela, pp.2674-2682. ISBN: 978-84-695-7564-2

Journals With Referee | National

  • Cordeiro, Edmundo (2013). «Femina mutabile: as duas canções», in Ah, Os Dias Felizes. Manual de Leitura, Teatro Nacional São João, Porto, pp.33-36
  • Cordeiro, Edmundo (2013). «Ventura: a personagem estratigráfica», Avanca | Cinema 2013 International Conference, Edições Cine-Clube de Avanca, pp.840-845 — ISBN 978-989-96858-3-3
  • Cordeiro, Edmundo (2013). «Ventura: a personagem estratigráfica», in Ribeiro, José da Silva e Viana, Carlos Eduardo (coord.), 2ª Conferência Internacional de Viana, Viana do Castelo, 2013, pp.134-138. ISBN: 978-989-97504-4-9

Books

  • Cordeiro, Edmundo (2013). Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força documental, Força Ficcional, Creative Space / Amazon, Lisboa, 121pp.

back to top

2012

Journals With Referee | National

  • Cordeiro, Edmundo (2012). «Acto de filmar: dois cineastas tão distintos, Perrault e Costa», in José Esteves e Moisés de Lemos Martins ed., ACTAS do 7º Congresso Sopcom, 15-17 de Dezembro de 2011, Meios Digitais e Indústrias Criativas,  Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2012, pp.728-736
  • Cordeiro, Edmundo (2012). «Estética e economia: uma descrição de Walter Benjamin e um filme de Robert Bresson», in Caleidoscópio — Revista de Comunicação e Cultura, Nº11/12, «Carl Einstein. Reflexões sobre arte e estética», José Gomes Pinto e José A. Bragança de Miranda org., Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa, 2012, pp.237-241
  • Cordeiro, Edmundo (2012). «Geocinema: os filmes de Gonçalo Tocha», in ACTAS do X Congresso da Lusocom, 27-29 de Setembro de 2012, Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 2012

back to top

2011

Book Chapters

  • Cordeiro, Edmundo (2011). «Deleuze: Comunicação e Palavra de Ordem», in Filosofias da Comunicação (J.M.Santos, Pedro Alves, J. Paulo Serra org.), LabCom Books, Universidade da Beira Interior, pp.281-300

back to top

Support and Partners

Universidade Lusófona
Universidade Lusófona do Porto
ECATI
FCAATI
FCT
FNAC

Institutional Membership

ECREA
CILECT
SOPCOM
ELIA
Iamcr

Get in touch:

Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Phone: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006