Universidade Lusófona Universidade Lusófona do Porto

XI Ciclo CICANT/Museu Berardo: “Do Especulativo em Cinema” José Bragança de Miranda

XI Ciclo CICANT/Museu Berardo

Do Especulativo em Cinema

27 de Abril — Auditório Museu Coleção Berardo — 17h

 

Do Especulativo em Cinema

 

Resumo: 

Esperou-se demasiado do cinema? Saint-Pol-Roux esperava a "imortalidade”; de que seria capaz de “multiplicar a natureza com as suas naturezas”, de encetar a “pós-história”, e que sendo “vivo”, não teria "ecrã, pois os seus reinos serão o império universal”. Tese exorbitante, parecerá, mas que permite entrever que, desde sempre, esteve em acto uma potênca especulativa no cinema. Tal como esteve presente uma cinemática na metafísica, como se verifica pela caverna de Platão ou nas teses de Bergson sobre o cinematógrafo. Com a emergência do cinema, esse desdobramento do mundo sai do seu inconsciente e é trabalhado diretamente, talhado sobre o vivo, especulando-o. Não se trata de mobilizar idealmente o mundo, mas de o transformar em direções novas e mesmo fabulosas. O que passa por afetar as formas como se repete e onde o possível se enleia. Serão analisados, neste contexto, Reflecting Pool de Bill Viola e Film de Samuel Beckett.

 

Biografia:

José A. Bragança de Miranda é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com agregação em «Teoria da Cultura» pela mesma Universidade. Leciona no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e é professor Catedrático convidado na Universidade Lusófona. Tem leccionado nas áreas da Teoria da Cultura e das Artes Contemporâneas, da Teoria dos Media e da Cultura Visual. Autor de numerosos ensaios nas mais diversas áreas da cultura contemporânea, das suas publicações destacam-se os Livros Analítica da Actualidade, Política e Modernidade, Traços. Ensaios sobre a Cultura Contemporânea, Teoria da Cultura, Síntese, Albuquerque Mendes ou o Ardor da Arte, Queda Sem Fim, Envios. Uma experimentação filosófica nos Blogues e Corpo e Imagem. 

Newsletter

To keep updated subscribe to our communications.

Subscribe to CICANT

Subscribe

* indicates required
You're subscribing as:
From:
Moving forward:
Support and Partners
Institutional Membership
Copyright © 2021 COFAC. All rights reserved. Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Phone: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006 Content management by This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.