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Universidade Lusófona

La proporción de la deformación en las obras y los textos del cine

PT

A tese que prossegue pesquisa, através do conceito de «deformação», as ecléticas noções sobre os princípios essenciais do cinema, a partir dos quais os autores e a crítica delinearam, ao longo do século XX, os critérios de verdade para julgar a pertinência das obras realizadas. Em nossa tese, a «deformação» é um constructo teórico centrado na dinâmica do conceito de negatividade. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que a deformação é o anverso do modelo de perfeição que determinou o desenvolvimento dos relatos consumados do cinema (sua «oficialidade»). O estudo da deformação cumpre, portanto, a função de desviar hipoteticamente o percurso do cinema através do caminho que omitiu o produto do seu contexto, da sua própria torpeza ou, ainda pior, dos seus «êxitos». Em outras palavras, a deformação pode ser vista como um caminho alternativo onde o cinema coabita com os espectros que constituem a imagem fantasmática da sua própria negatividade.

EN

This thesis studies, through the concept of deformation, the eclectic notions of cinema’s fundamental principles upon which authors and critics, during the 20th century, defined the criteria to judge the achievements and mistakes of film narrative. From this perspective, it can be stated that “deformation” is the other side of the ideal models which have established cinema’s official story. The study of deformation plays the role of hypothetically deviating cinema’s trajectory to neglected places where it coexist with specters who are the image of its own negativity, pushing films to walk through the passage which they didn’t take.

2016
Author
Marino, Iván
Supervisor
Pinto, José Gomes
Keywords: Cinema/ Audiovisual/ Comunicação Audiovisual/Teoria do Cinema// Cinema/ Audiovisual/ Audiovisual Communication/ Film Theory
ULHT, Communication Sciences Doctoral Programme