O projecto de investigação Mediacult-pt teve como objectivo central compreender e investigar a forma como a apropriação de ferramentas de comunicação mediadas por computador permitem potenciar o volume de capital social partilhado dentro de uma comunidade, permitindo novas e originais formas de inter-relação, aumentando o sentido de pertença à comunidade e o envolvimento activo e participativo dos seus membros em actividades internas. No sentido de alcançar o objectivo descrito, o projecto introduz três comunidades de análise, investigando as expectativas e usos que as mesmas fazem de ferramentas de comunicação on-line.
O desenho de investigação desenvolvido para o projecto perspectivou a análise do sentido de pertença à comunidade e do volume de capital social patenteado pela mesma, antes e após a introdução de uma ferramenta on-line construída com e para a comunidade, atendendo às suas necessidades e objectivos específicos, permitindo realizar uma comparação dos níveis de pertença de pertença à comunidade e do capital social partilhado pela mesma antes e depois do uso da ferramenta on-line.
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa – Portugal
Edifício F – Sala F.1.13