Skip to main content
Universidade Lusófona

JOURNALS WITH REFEREE | INTERNATIONAL

  • Sara Henriques*, Patrícia Dias, Inês Teixeira-Botelho, Manuel José Damásio(2015), “Participation and Satisfaction as Drivers for Human Action: M-Internet and Community Life”, Journal of Social Media Studies, 2015; 2(1): 1-13. ISSN Print 2147-3366
  • Damásio, M. J., Henriques, S., Torres da Silva, Marisa, Pacheco, Liliana, & Brites, Maria José (2015), “Between Old Broadcast Media and New Networked Media: Materiality and Media Consumption Practices”. International Journal of Communication 9 (2015), 1–20. ISSN: 1932–8036/20150005
  • Luz, Filipe (2015). Animation Documentaries And Reality Cross-Boundaries in Paulo Viveiros & Manuel José Damásio (Org.) International Journal of Film and Media Arts, Lisboa: ULHT. Pp.42-49.
  • Santos, S., Brites, M.J., Jorge, A., Catalão, D. & Navio, C. (2015). Learning for life: A case study on the development of online community radio. info, (36), 111-123. doi: 10.7764/cdi.36.610, ISSN 0717-8697 (versão electrónica); ISSN 0716-162x (versão impressa) (Indexação principal: SCOPUS, SciELO) URL: http://www.cuadernos.info/index.php/CDI/article/view/cdi.36.610
  • Damásio, M.J., Henriques, S., Torres da Silva, M., Pacheco, L. & Brites, M.J. (2015). Between Old Broadcast Media and New Networked Media: Materiality and Media Consumption Practices. International Journal of Communication, 9, 2015: 386-411. ISSN: 1932-8036. (Indexação principal: Thomson Reuters Social Sciences indexing to include SSCI, SCI, ISI) JCR® factor de impacto (2013): 0.786 URL: http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/3450
  • Pascoal, P. M., Cardoso, D., & Henriques, R. (2015). Sexual Satisfaction and Distress with Sexual Functioning in a Sample of the BDSM Community: A comparison study between BDSM and Non-BDSM contexts. The Journal of Sexual Medicine, 12(4), 1052–1061. https://doi.org/10.1111/jsm.12835
  • Babo, I. “Redes e Ativismo”, Actas do II Congresso Internacional de NetAtivismo (no prelo); Luz, Filipe; Dinis, José e Abrantes, J. (2015). Biomecânica e Animação: Interacções em artes e tecnologias de informação in Sopcom

JOURNALS WITH REFEREE | NATIONAL

  • Álvares, Cláudia (2015) ‘Entre o social e biológico: Repensando a maternidade à luz das novas técnicas de reprodução assistida’, Revista Lusófona de Estudos Culturais3(1): 83-98 (edição bilingue), http://estudosculturais.com/revistalusofona/index.php/rlec/issue/current/showToc. Indexação: ERIH PLUS.
  • Jorge, A., Brites, M.J. & Santos, S. (2015). Apresentação. Educação para os media na era digital. Media & Jornalismo, 27, 15(2), 7-13. Coimbra University Press. doi: http: //dx.doi.org/10.14195/2183-546227, ISSN 1645‑5681, ISSN (versão digital) 2183-5462. URL: http://impactum-journals.uc.pt/index.php/mj/article/view/3482
  • Brites, M.J. (2015). Pesquisa participativa: Novas vias de estudo da relação entre jornalismo e democracia.Estudos em Comunicação/Communication Studies, 19 (Special Number: Advanced Methodologies in Communication Studies. Guest editors: Rita Figueiras and Verónica Policarpo), 107-132. ISSN: 1646-4923 (Indexação principal: Ebsco e DOAJ) URL: http://www.ec.ubi.pt/ec/19/pdf/n19a06.pdf
  • Cordeiro, Edmundo (2015). «Cinema e Intercessão», in Caleidoscópio — Revista de Comunicação e Cultura, volume de 2014, Arte, Política, Economia (Carlos Pimenta org.), Universidade Lusófona (aceite para publicação)
  • Babo, I. (2015). “Redes e Ativismo”, II Congresso Internacional de NetAtivismo, Porto: Constelações do ativismo em rede, sessão plenária dia 5 de novembro, Universidade Lusófona do Porto.; Luz, Filipe (2016). The Rise of VR: Remediations and 3-D Films in Essemble: Education for Digital Film and Media Arts. 17 de Outubro, Lisbon: ULHT.
  • Lança, B. (2014). As manifestações na Tunísia e no Egito em 2010-2011. A semântica dos acontecimentos nos media e o papel das redes digitais, Análise Social, Vol. XLVIII (4.º), 2013 (n.º 209), pp. 792-809.
  • Ribeiro, L.C., As Paisagens Sonoras e o seu Mapeamento: Uma Cartografia do Sentido, Interact, FCSH, Lisboa.

BOOKS

  • Álvares, Cláudia (2015) Editora Principal da colectânea Routledge Studies in European Communication Research and Education:
  • Álvares, Cláudia (2015) European Media in Crisis: Values, Risks and Policies. Edited by Josef Trappel, Jeanette Steemers, Barbara Thomass (2015-06-23);
  • Álvares, Cláudia (2015) Public Service Media in Europe: A Comparative Approach. Edited by Karen Arriaza Ibarra, Eva Nowak, Raymond Kuhn (2015-08-06);
  • Álvares, Cláudia (2015) Interactive Digital Narrative: History, Theory and Practice. Edited by Hartmut Koenitz, Gabriele Ferri, Mads Haahr, Diğdem Sezen & Tonguç İbrahim Sezen (2015-04-20);
  • Damásio, M.J.; Henriques, S (2015) “Materialidade e Práticas de Consumo de Meios de comunicação em Rede” in Ministério da Educação e Ciência(Ed.), Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, Lisboa: GSEES, pp:343-361
  • Damásio, M.J.; Henriques, S.; Teixeira Botelho, I. & Dias, P. (2015). “Between M-internet Users and Stakeholders: convergence or divergence?” in Lugmayr, Artur, Dal Zotto, Cinzia (Eds.), Media Convergence Handbook – Vol. 1: Journalism, Broadcasting, and Social Media Aspects of Convergence, Series: Media Business and Innovation, Berlin: Springer-Verlag. ISBN 978-3-642-54483-5. Pp: 347-362.
  • Damásio, M. J., Henriques, S., Torres da Silva, Marisa, Pacheco, Liliana, & Brites, Maria José (2015), “Between Old Broadcast Media and New Networked Media: Materiality and Media Consumption Practices”. International Journal of Communication 9 (2015), 1–20. ISSN: 1932–8036/20150005
  • Luz, Filipe (2015). Animation Documentaries And Reality Cross-Boundaries in Paulo Viveiros & Manuel JoséDamásio (Org.) International Journal of Film and Media Arts, Lisboa: ULHT. Pp.42-49.
  • Pinto, M., Pereira, S. & Brites, M.J. (2015) (org.).Os Media e a Crise dos Refugiados. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8600-47-9 URL: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/184
  • Jorge, A., Brites, M.J. & Santos, S. (2015) (org.). Educação para os media na era digital.Special issue da Media & Jornalismo, º 27, 15(2). Coimbra University Press. doi: http: //dx.doi.org/10.14195/2183-546227; ISSN 1645‑5681; ISSN digital: 2183-5462. URL: http://impactum-journals.uc.pt/index.php/mj/article/view/3482
  • Brites, M.J., Jorge, A. & Santos, S.C. (2015) (edts). Metodologias Participativas: Os media e a educação.Covilhã: Livros LabCom. 978-989-654-232-0 URL: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/139
  • Brites, M.J. (2015). Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação. Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-199-6. doi:13140/2.1.2141.0081 URL: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/128
  • Costa, C. (2015). Brands, Media Literacy and Pre-teenagers. In Elená, I., Agents and Voices A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain: pages 123-135; Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media., ISBN: 978-91-87957-06-2 http://www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agents-and-voices
  • Jorge, A., Pereira, L., & Costa, C. (2015). Media Education Practices in Portugal. A Panoramic View. In I. Eleá (Ed.), Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain (pp. 165–170); Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media. ISBN: 978-91-87957-06-2 http://www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agents-and-voices
  • Babo, I. (2015). Espectadores e Públicos Activos, Lisboa: Editora Nova Vega (135 páginas), ISBN 978-989-750-034-3.; 2016: «Os sinais da grande época no dorso», in Os Últimos Dias da Humanidade. Manual de Leitura, Teatro Nacional São João, Porto, pp.65-74
  • Flores, Victor (org.), Stereo & Immersive Media Proceedings 2015, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, Colecção Imagens, Sons, Máquinas e Pensamento.

BOOK CHAPTERS

  • Damásio, M.J.;Henriques, S (2015) “Materialidade e Práticas de Consumo de Meios de comunicação em Rede” in Ministério da Educação e Ciência(Ed.), Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, Lisboa: GSEES, pp:343-361Manuel José Damásio, Sara Henriques, Inês Teixeira-Botelho, Patrícia Dias (2015), “Between M-internet Users and Stakeholders: convergence or divergence?” in Lugmayr, Artur, Dal Zotto, Cinzia (Eds.), Media Convergence Handbook – Vol. 1: Journalism, Broadcasting, and Social Media Aspects of Convergence, Series: Media Business and Innovation, Berlin: Springer-Verlag. ISBN 978-3-642-54483-5. Pp: 347-362
  • Damásio, M.J.; Henriques, S.; Teixeira Botelho, I. & Dias, P. (2015). “Between M-internet Users and Stakeholders: convergence or divergence?” in Lugmayr, Artur, Dal Zotto, Cinzia (Eds.), Media Convergence Handbook – Vol. 1: Journalism, Broadcasting, and Social Media Aspects of Convergence, Series: Media Business and Innovation, Berlin: Springer-Verlag. ISBN 978-3-642-54483-5. Pp: 347-362.
  • 2015 − José Gomes Pinto, «’Fazer do mundo uma experiência’. Uma Retórica da Técnica». Em Paulo Serra (Org.), Retórica e Política. Covilhã: Labcom Books, 2015, pp. 37-56. 978-989-654-197-2.
  • 2015 − José Gomes Pinto «Da estética e dos seus problemas». Pedro Sargento, Forma, Matéria e Presença. Uma leitura conceptual da estética e da história da artes entre os séculos XIX e XX. Lisboa: Chiado Editora, 2015, pp. 383-392
  • 2015 − José Gomes Pinto, «Arte e acção política em Carl Einstein». Em Roberto Conduru, A África de Carl Einstein. Editora da Universidade do Rio de Janeiro, 2015, pp. 203-229.
  • Brites, M.J. (2015). Cidadania mediática: a internet implica uma revolução de costumes? In A. Barbalho & L. Marôpo (Edts.), Infância, juventude e mídia (pp. 165-179). Fortaleza: EdUCE. ISBN: 978-85-7826-136-8
  • Brites, M.J., Jorge, A. & Santos , S.C. (2015). A European online radio project. in I. Eleá (Ed.), Agents and voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain (pp. 177-182). Universidade de Gothenburgo: Nordicom Sverige. ISBN: 978-91-87957-06-2 URL: http://www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agents-and-voices
  • Brites, M.J., Jorge, A. & Santos, S.C. (2015). Introdução. Motivações e escolhas: Os media, a participação e a literacia. In M.J. Brites, A. Jorge & S.C. Santos (Eds.), Metodologias Participativas: Os media e a educação (pp. 13-21).Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-232-0 (Papel) 978-989-654-234-4 (pdf) 978-989-654-233-7 (epub) URL: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/139
  • Brites, M.J., Santos, S.C. & Catalão, D. (2015). Learning through Radio, Learning for Life!”: Notas sobre o desenvolvimento de uma rádio participativa In M.J Brites, A. Jorge & S.C. Santos (Eds.), Metodologias Participativas: Os media e a educação (pp. 23-26).Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-232-0 (Papel) 978-989-654-234-4 (pdf) 978-989-654-233-7 (epub) URL: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/139
  • Ravenscroft, A., Rainey, C., Brites, M.J., Santos, S.C., Dahn, I. & Dellow, J. (2015). RadioActive101: Adapting the ‘space’ of radio as participatory media to promote inclusion, informal learning and employability.In Brites, M.J., Jorge, A. & Santos, Sílvio Correia (Eds.), Metodologias Participativas: Os media e a educação (pp. 37-45). Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-232-0 (Papel) 978-989-654-234-4 (pdf) 978-989-654-233-7 (epub) URL: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/139
  • Mathieu, D. & Brites, M.J. (2015). Expanding the Reach of the Interview in Audience and Reception Research: The Performative and Participatory Models of Interview. In F. Zeller, C. Ponte & B. O’Neill (Eds.), Revitalising Audience Research: Innovations in European Audience Research (pp. 44-61). Routledge book séries: Nova Iorque e Oxon. ISBN: 978-1-13-878737-7 (hbk) e 978-1-315-76282-1 (ebk) (indexação principal: Scopus)
  • Costa, C. (2015). Brands, Media Literacy and Pre-teenagers. In Elená, I., Agents and Voices A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain(pp. 123-135). Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media. ISBN: 978-91-87957-06-2 http://www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agents-and-voices
  • Jorge, A., Pereira, L., & Costa, C. (2015). Media Education Practices in Portugal. A Panoramic View. In I. Elená (Ed.), Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain(pp. 165–170). Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media. ISBN: 978-91-87957-06-2 http://www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agents-and-voices
  • Ferreira, S., Alves, A. & Quico, C. (2015). Transmedia storytelling meets tourism: the TravelPlot Porto case study. Not Ever Absent: Storytelling in Arts, Culture and Identity Formation. Brill Publishing (formerly Inter-Disciplinary Press). ISBN: 978-1-84888-337-6.
  • Cardoso, D. (2015). Del amor a la amistad: la política de las relaciones. Em S. Cendal (Ed.), M. Pérez (Trad.), (h)amor2 (pp. 53–66). Madrid: Continta Me Tienes.
  • Flores, Victor. (2015). ‘Materialidades Estereoscópicas. A Fotografia Estereoscópica Portuguesa e a Necessidade de uma Arqueologia’, in Margarida Medeiros (org. e coord.) Fotogramas – ensaios sobre fotografia. Lisboa: Documenta.

CONFERENCES | INTERNATIONAL

  • 2015 − José Gomes Pinto «Constituents elements for a Rhetoric of Technology». International Seminar on Art, Technology and Contemporary Culture. Sevilla, April 29. Sevilla University.
  • 2015 − José Gomes Pinto «Rhetoric of Technology: communication as compensation». International Workshop on Models of Communication: Theoretical and Philosophical Approaches. Vilnius, University of Vilnius, 8-10 October, European Communication Research and Education Association, Philosophy of Communication Section.
  • Brites, M.J. & Pinto, M. (2015). “The digital era and news literacy: vision of the industry Media”. International conference Digital Literacy: research, policies and good practices, Pádua, 10 de Dezembro de 2015.
  • Brites, M.J., Jorge, A., Catalão, D. & Minga, E. (2015). “Digital radio production by disadvantaged youth and lifelong learning”. International conference Digital Literacy: research, policies and good practices, Pádua, 10 de Dezembro de 2015.
  • Jorge, A., Brites, M.J. & Pereira, L. (2015). “Education Competitions: an efficient strategy for digital literacies?” International conference Digital Literacy: research, policies and good practices, Pádua, 10 de Dezembro de 2015.
  • Pereira, l., Jorge, A. & Brites, M.J. (2015) “Media education contests: promoting digital literacy in a non-formal contexto”. ELN Inaugural Conference, Prague, 8 de Novembro de 2015. URL: http://is1401eln.eu/fotos/editor2/imagens/pereira.pdf
  • Torres da Silva, M. & Brites, J. “Portuguese report”. 42nd international IARIGAI conference, Helsínquia, 8 de setembro de 2015.
  • Mathieu, D., Vicente, M., Brites, M.J., Amaral, I., Chimirri, N., Finger, J., Ortega, F., Pacheco, L., Perälä, R., Romic, B., Saariketo, M. & Torres Silva, M. “Methodological challenges in the transition to online audiences”. IAMCR 2015, Montreal Conference, Audience Section, Montreal, 15 de julho de 2015.
  • VASCONCELOS, Soraya Artists at Work– II Conferência Internacional, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia; apresentação sobre projecto artístico: O Olho.
  • Flores, Victor; Reis, Victor; Mendes Flores, Teresa; Medeiros, Margarida; Bicacro, Joana, ‘Stereo Photography in Portugal. Key Outputs from the Research Project Stereo Visual Culture’, Stereo & Immersive Media International Conference 2015, Lisboa, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 7 a 9 Outubro.

CONFERENCES | NATIONAL

  • Álvares, Cláudia (2015) Convidada para proferir a comunicação ‘Rotas em colisão? Reconstruindo gestos de combate político num mundo globalizado’, no Auditório do Museu Colecção Berardo, Centro Cultural de Belém, a 18 de Junho de 2015.
  • 2015 − José Gomes Pinto «Cooperation and Communication: Two rhetoric’s». IX International Conference of the Portuguese Society of Communication, 12-14, November, Coimbra.
  • 2015 − José Gomes Pinto «Theoria tou kosmou: A paisagem como regime simbólico». I International Conference on Visual Culture: The Sharing of the Visible. Politics of the Gaze. Coimbra University, November 11.
  • 2015 − José Gomes Pinto «Enterrar-me a mim mesmo num retiro filosófico… Sobre o falar franco». Jornadas do Grupo de Trabalho de Retórica, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, SOPCOM,Parrhêsía e Iteração. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 21 de Dezembro.
  • Jorge, A. & Brites, M.J. “Projeto Radio Active101”. Encontro Nacional de Educação para os Media. Direcção-Geral de Educação/ERTE, Albergaria-a-Velha, 21 de novembro de 2015. URL: http://erte.dge.mec.pt/encontro-nacional-de-educacao-para-os-media-oradores
  • Brites, M.J. “Mas, afinal, os jovens participam e estão atentos às notícias? Perfis cívicos e questões à audiência”. Jornadas de Comunicação “Desafios do Jornalismo do séc. XXI”. Escola Superior de Educação de Viseu, Viseu, 14 de abril de 2015. URL: http://www.esev.ipv.pt/agenda/docs/agenda/ficheiros/dias-cs-2015.pdf
  • Costa, C., Henriques, S., Tyner, K., Galego, C., Pedro, L., Santos, C. & Batista, J. (2015, November). A gamificação da experiência de aprendizagem – revisão metodológica de investigações na área dos jogos para a educação. Paper presented at IX Congresso SOPCOM, Coimbra, Portugal.
  • Babo, I. (2015). “Redes e Ativismo”, II Congresso Internacional de NetAtivismo, Porto: Constelações do ativismo emrede, sessão plenária dia 5 de novembro, Universidade Lusófona do Porto.; Luz, Filipe (2016). The Rise of VR:Remediations and 3-D Films in Essemble: Education for Digital Film and Media Arts. 17 de Outubro, Lisbon: ULHT.
  • Ribeiro, L.C., Para uma Filosofia dos Sentidos em Ambientes Imersivos, IX Congresso da Sopcom – Comunicação e Transformações Sociais, ES Educação, Coimbra.
  • Flores, Victor (Invited speaker) in Congresso Internacional Luso-brasileiro 100 Orpheu, Section 1: Literatura, Artes e Ciência, Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Cultural de Belém, 25-28 March.
  • Flores, Victor, ‘O Mundo em relevo (fotografia estereoscópica) e o primeiro cinema’ in Ciclo de Conferências Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, 25 June, Museu Nacional de Arte Contemporânea— Museu do Chiado.
  • Flores, Victor, ‘A animação do fotográfico: estereoscopia e cinema’ in V Ciclo Conferências Internacionais ECATI/MCB— Arte, História e Pensamento , 25 February, Museu Colecção Berardo— Centro Cultural de Belém.
  • Flores, Victor,’Análise das vistas estereoscópicas: La Puce, Nos Mondaines e Praça do Rossio de Lisboa (Col. Fernando Santana Cardoso)’, Conference Paradigmas da Estereoscopia: 2ª part, Museu da Imagem em Movimento, m|i|mo, Leiria
  • Flores, Victor, ‘A Terceira Imagem. Análise Crítica de Vistas e Paradigmas Estereoscópicos’, Arquivo Municipal — Fotográfico, 18 June.

OTHERS

  • Brites, M.J. (2015). O jornalismo e o quotidiano, a indústria e os jovens.In S. Pereira & M. Toscano (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 3.º Congresso (pp. 312-324). Braga: CECS. ISBN: 978-989-8600-46-2 URL: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/182
  • Ravencroft, A., Rainey, C., Brites, M.J., Correia Santos, S., Dahn, I. & Dellow, J. (2015). Reflections on the Acceptance and Success of RadioActive101: Motivation through Problematisation, Improved Well-being, Emancipation and Extreme Learning. In Holocher-Ertl, C. Kunzmann, L. Müller, V. Rivera Pelayo, A.P. Schmidt & C. Wolf (Eds.), Motivational and Affective Aspects in Technology Enhanced Learning (MATEL): Proceedings of the MATEL Workshop 2013-2014 (pp. 28-36). Karlsruhe: Institute of Vocational and Gerneral Education. ISSN: 2194-1629 URL: https://publikationen.bibliothek.kit.edu/1000048048
  • Brites, M.J. (2015). Jovens, jornalismo e participação: Estudo de caso em Portugal. Olhares Sobre Jovens (Tema do mês). Lisboa/ICS: Observatório Permanente da Juventude. URL: http://www.opj.ics.ul.pt/index.php/fevereiro2015
  • Brites, M.J. “Liberdade de imprensa: Vozes, jornalismo e de cidadania”. Escola Secundária Filipa de Vilhena, 7 de maio de 2015. URL: http://unescofv.blogspot.pt/2015/05/blog-post_6.html
  • Cardoso, Carla 82015) Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialidade de Estudos dos Media e do Jornalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa). Título da tese: “A história da newsmagazine em Portugal: 70 anos até à consolidação do conceito”. Nota: Muito Bom por Unanimidade;
  • Babo, I. “Redes e Ativismo”, Actas do II Congresso Internacional de NetAtivismo (no prelo); Luz, Filipe; Dinis, José e Abrantes, J. (2015). Biomecânica e Animação: Interacções em artes e tecnologias de informação in Sopcom
  • Neves, J.C. (2015). Amachina (Art Work). Festival PLUNC. Terminal Fluvial Cais do Sodré: Lisboa.
  • Neves, J.C. (2015). 2015-2019 – Coordinator at Universidade Lusófona of Educacaoacessivel.ulusofona.pt. The project is the result of a partnership between Casa Pia de Lisboa, IP – CED Jacob Rodrigues Pereira – and the BA in Multimedia Applications and Videogames of ECATI. It aims to produce and distribute free pedagogic videogames steered to teaching mathematics to deaf children.
  • VASCONCELOS, Soraya. “O Olho”, 19 Nov.-19 Dez. Ler Devagar – Livraria Campo Grande 111 Lisboa; com Bárbara Assis Pacheco, Miguel Bonneville, al.
  • VASCONCELOS, Soraya. “Modos de voar” Project Room, Art District, Cidadela de Cascais 20 Jun.- 20 Ago.
  • VASCONCELOS, Soraya. “Devorar e não digerir v.2” Galeria Diferença, Lisboa 21 Fev. – 21 Mar
  • VASCONCELOS, Soraya. Peixes, Clausuras e outras Mortes, 11 Set.- 30 Set., Biblioteca Álvaro de Campos, Tavira; com Alexandra Ramires, Andrea Brandão, Tomás Cunha Ferreira, Bertílio Martins, al
  • Flores, Victor, Member (and arguer) of the Jury of the Ph.D in Siences of Communication in Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa of Eusébio Mendes de Almeida. Thesis title: ‘Entre a plasticidade do corpo e da imagem— contributos para uma viagem interactiva pelos territórios incertos da arte contemporânea’. Final mark: Good with distinction.
  • Flores, Victor, Member (and arguer) of the Jury of the Ph.D in Siences of Communication in Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa of Maria José Pereira da Mata. Thesis title: «Criar Memória: as imagens no jornalismo». Final mark: Very good