Vozes em rede
Vozes em rede
N/A
01-01-2021 a 30-04-2023
13863,76 €
Seedfunding CICANT
Past Projects
Carla Cerqueira - CICANT
V_o_z_e_s_ _e_m_ _r_e_d_e_:_ _P_a_r_t_i_c_i_p_a_ção_ _d_e_ _m_u_l_h_e_r_e_s_ _e_m_ _p_r_o_c_e_s_s_o_s_ _d_e_ _d_e_s_e_n_v_o_l_v_i_m_e_n_t_o_ _
A ideia de desenvolvimento encontra-se atualmente sob intenso escrutínio (Macedo, 2021). Pese embora a promoção de tantos planos de desenvolvimento tanto a Norte como a Sul, estamos ainda bem longe de atingir os objetivos a que os mesmos se propõem, entre os quais: erradicar a pobreza e as diversas desigualdades sociais e garantir qualidade de vida às populações. Pensar em desenvolvimento implica analisar os diferentes contextos geográficos, económicos e sociais, uma vez que as desigualdades são de ordem diversa. Nesta ótica, é reconhecido pela investigação académica, pelas organizações da sociedade civil e pelas políticas públicas (como é o caso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 «Portugal + Igual») que as assimetrias de género continuam a marcar as diversas sociedades, e que estas devem ser analisadas de acordo com uma matriz que incorpore as várias pertenças sociais. A persistência de assimetrias de género cria barreiras à participação de mulheres na construção do futuro das sociedades e, por isso, coloca em questão a própria dinâmica dos processos de desenvolvimento.
É precisamente a partir destas constatações que este projeto pretende conhecer e problematizar a participação de mulheres em processos de desenvolvimento em Portugal, relacionando a sua intervenção junto das comunidades locais com o impacto social dessa intervenção.
Trata-se de um projeto que assenta numa metodologia de investigação-ação e triangula a produção de conhecimento com a ação no terreno e a formação, envolvendo as/os protagonistas ligados à esfera do desenvolvimento em Portugal.
Assenta numa lógica dialética em que as vozes das mulheres e de outros stakeholders ligados à área do desenvolvimento são parte constitutiva da elaboração de toda a investigação.
A pesquisa inicia-se com a realização de grupos focais, a par de uma revisão da literatura na área, os quais servem de base para a preparação de uma ação de formação. Desta decorre também uma análise que visa contribuir para o conhecimento na área e que serve de pilar para o desenho da rede de investigação-ação a ser criada, para corresponder às necessidades identificadas ao longo da investigação. Nesse sentido, o projeto culmina na construção de uma rede de trabalho entre a Universidade Lusófona e profissionais que atuam na área da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento. Além da clara sustentabilidade, apresenta relevância científica e social no contexto nacional, no qual os projetos e iniciativas de investigação e intervenção na área do desenvolvimento e com abordagem de género interseccional são ainda escassos.
A proposta apresenta uma equipa interdisciplinar, reunindo investigadoras/es experientes de diferentes instituições dentro da Universidade Lusófona e um elemento júnior, contribuindo também para a formação de jovens investigadoras/es.